WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Metodologia de ensino: como criar regras na sala de aula

Elaborar bem regras e sanções e observar seu cumprimento é fundamental para que os alunos desenvolvam o senso de cidadania

Elaborar bem regras e sanções e observar seu cumprimento, efetivamente, é fundamental para que os alunos desenvolvam o senso de cidadania

 

Na sala de aula, as regras criadas pelo professor e pela escola devem ser escritas de forma simples, enfatizando e relembrando o respeito aos horários, o uso de uniforme, a entrega da lição de casa, a participação em grupos de estudo, a monitoria e o reforço para alunos que apresentem mais dificuldades. Para chamar mais a atenção, pode-se até usar o trabalho de um desenhista ou de um aluno para ilustrá-las.

Caso queira mais atenção, chame outros professores e faça um teatro. Isso mostrará que todo o corpo docente está integrado e utiliza o mesmo acordo, facilitando a interdisciplinaridade.

Mas, e se as regras forem quebradas?

É preciso saber que nem sempre tudo ocorre perfeitamente, e nós sabemos disso! Esteja preparado! Mesmo tendo combinado juntos o que seriam estas regras, sempre há concessões que aparecem, quando menos se espera, principalmente, quando uma delas é rompida.

Nesse caso, pese os prós e os contras e abra a discussão, para que o maior número de soluções possa ser colocado em pauta. Você já está negociando, e é aí que está o segredo. Ouvir o que os seus alunos têm para falar.

Punições e julgamentos podem ser precipitados e acabam com qualquer relação na qual é preciso estabelecer confiança. Cris Poli, formada em Educação, na Argentina, e em Letras, na USP, ensina:

1. Una-se aos seus alunos em um círculo, para que todos possam se ver.

2. Leia as regras da escola junto deles, pedindo que os próprios estudantes apontem um ou mais exemplos para a necessidade de cada regra.

3. Explique o motivo da sanção imposta pela escola aos alunos desrespeitosos.

4. Tire dúvidas que possam surgir em meio ao debate.

5. Se seus alunos forem pequenos, liste, junto deles, as principais normas, e deixe-as bem visíveis no mural da classe. Quando uma delas for rompida, mostre-lhe a regra estipulada e tome a medida prevista, que também deve estar explicada no mural.

Como agir quando as regras são quebradas? Como trabalhar as sanções?

Elaborar bem regras e sanções e observar seu cumprimento, efetivamente, é fundamental para que os alunos desenvolvam o senso de cidadania. O convívio em sociedade exige regras de procedimentos que precisam ser bem entendidas e cumpridas, para um convívio harmônico.

A partir do cumprimento das regras, consegue-se a disciplina, que normalmente é a meta ao se elaborarem as normas. Disciplina é uma forma de dominação e de exercício de poder nos espaços sociais menores, cuja organização não é garantida, no seu cotidiano, pelas leis maiores.

De acordo com Khouri, a continuidade dos critérios e mecanismos punitivos que, a partir do simples desvio, fazem pesar cada vez mais a regra e agravam a sanção, confirma a analogia e a adaptação posterior dessa concepção de disciplina às instituições escolares.

Por Andréa Oliveira.

Confira o Curso CPT Gestão de Sala de Aula.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

gardenia aimeida de lima

9 de jan de 2016

Legal! Nossa educação precisa de pessoas comprometidas com o processo de ensino aprendisagem.

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de jan de 2016

Olá, Gardênia!

Agradecemos pela visita e comentário em nosso site.

Esperamos que os nossos conteúdos da área Educação continuem contribuindo para o seu aprimoramento profissional. Não deixe de nos visitar!

Atenciosamente.

Silvana Teixeira.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!