Na sala de aula, as regras criadas pelo professor e pela escola devem ser escritas de forma simples, enfatizando e relembrando o respeito aos horários, o uso de uniforme, a entrega da lição de casa, a participação em grupos de estudo, a monitoria e o reforço para alunos que apresentem mais dificuldades. Para chamar mais a atenção, pode-se até usar o trabalho de um desenhista ou de um aluno para ilustrá-las.
Caso queira mais atenção, chame outros professores e faça um teatro. Isso mostrará que todo o corpo docente está integrado e utiliza o mesmo acordo, facilitando a interdisciplinaridade.
Mas, e se as regras forem quebradas?
É preciso saber que nem sempre tudo ocorre perfeitamente, e nós sabemos disso! Esteja preparado! Mesmo tendo combinado juntos o que seriam estas regras, sempre há concessões que aparecem, quando menos se espera, principalmente, quando uma delas é rompida.
Nesse caso, pese os prós e os contras e abra a discussão, para que o maior número de soluções possa ser colocado em pauta. Você já está negociando, e é aí que está o segredo. Ouvir o que os seus alunos têm para falar.
Punições e julgamentos podem ser precipitados e acabam com qualquer relação na qual é preciso estabelecer confiança. Cris Poli, formada em Educação, na Argentina, e em Letras, na USP, ensina:
1. Una-se aos seus alunos em um círculo, para que todos possam se ver.
2. Leia as regras da escola junto deles, pedindo que os próprios estudantes apontem um ou mais exemplos para a necessidade de cada regra.
3. Explique o motivo da sanção imposta pela escola aos alunos desrespeitosos.
4. Tire dúvidas que possam surgir em meio ao debate.
5. Se seus alunos forem pequenos, liste, junto deles, as principais normas, e deixe-as bem visíveis no mural da classe. Quando uma delas for rompida, mostre-lhe a regra estipulada e tome a medida prevista, que também deve estar explicada no mural.
Como agir quando as regras são quebradas? Como trabalhar as sanções?
Elaborar bem regras e sanções e observar seu cumprimento, efetivamente, é fundamental para que os alunos desenvolvam o senso de cidadania. O convívio em sociedade exige regras de procedimentos que precisam ser bem entendidas e cumpridas, para um convívio harmônico.
A partir do cumprimento das regras, consegue-se a disciplina, que normalmente é a meta ao se elaborarem as normas. Disciplina é uma forma de dominação e de exercício de poder nos espaços sociais menores, cuja organização não é garantida, no seu cotidiano, pelas leis maiores.
De acordo com Khouri, a continuidade dos critérios e mecanismos punitivos que, a partir do simples desvio, fazem pesar cada vez mais a regra e agravam a sanção, confirma a analogia e a adaptação posterior dessa concepção de disciplina às instituições escolares.
Por Andréa Oliveira.
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Comentários
gardenia aimeida de lima
9 de jan. de 2016Legal! Nossa educação precisa de pessoas comprometidas com o processo de ensino aprendisagem.
Resposta do Portal Cursos CPT
14 de jan. de 2016Olá, Gardênia!
Agradecemos pela visita e comentário em nosso site.
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Atenciosamente.
Silvana Teixeira.