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PCN - o Ensino Fundamental I e as áreas de conhecimento

Os PCN que orientam o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) possuem seis documentos referentes a diversas áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Arte e Educação Física

O ensino da Matemática desenvolve nos alunos a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Foto: reprodução.

Antes de 1996, o Ensino Fundamental I seguia as normas da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da educação, que visavam à formação dos alunos nos mais diversos âmbitos, potencializando sua autorrealização, sua preparação para o mercado de trabalho, bem como sua conscientização da cidadania. Da mesma forma, essas diretrizes estabeleciam um currículo educacional, com núcleo comum a todos os níveis da educação básica, contanto que respeitasse as peculiaridades locais e as diferenças individuais dos alunos. Com a elaboração do Plano Decenal de Educação para Todos, surgiu a necessidade de se elaborar parâmetros claros no campo curricular, que pudessem orientar as ações educativas, com base nos ideais democráticos, visando melhorar a qualidade do ensino nas escolas brasileiras.

Com esse intuito, foram formulados 10 volumes que atualmente compõem os PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais, para o Ensino Fundamental I, organizados da seguinte forma:

- Um documento Introdução, que justifica e fundamenta as opções feitas para a elaboração dos documentos de áreas e Temas Transversais;
- Seis documentos referentes às áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Arte e Educação Física;
- Três volumes com seis documentos referentes aos Temas Transversais: o primeiro volume traz o documento de apresentação destes Temas, que explica e justifica a proposta de integrar questões sociais como Temas Transversais e o documento Ética; no segundo, encontram-se os documentos de Pluralidade Cultural e Orientação Sexual, e no terceiro, os de Meio Ambiente e Saúde.

Possibilidades para sua utilização dos PCN:

- Rever objetivos, conteúdos, formas de encaminhamento das atividades, expectativas de aprendizagem e maneiras de avaliar;
- Refletir sobre a prática pedagógica, tendo em vista uma coerência com os objetivos propostos;
- Preparar um planejamento que possa de fato orientar o trabalho em sala de aula;
- Discutir com a equipe de trabalho as razões que levam os alunos a terem maior ou menor participação nas atividades escolares;
Identificar, produzir ou solicitar novos materiais que possibilitem contextos mais significativos de aprendizagem;
- Subsidiar as discussões de temas educacionais com os pais e responsáveis.

Documentos referentes às áreas de conhecimento:

PCN – Língua Portuguesa

A língua é uma importante ferramenta que auxilia os alunos à sua plena participação social, pois é por meio dela que eles podem se comunicar, podem ter acesso à informação, podem se expressar e defender seus pontos de vista, construindo visões de mundo para a produção do conhecimento. Por isso, cabe aos PCN garantir ao ensino fundamental I o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania. Durante os primeiros cinco anos do ensino fundamental, a escola deve desenvolver nos alunos habilidades para que eles se tornem capazes de interpretar diferentes textos que circulam socialmente (dos mais diversos gêneros textuais), além de produzirem textos nas mais variadas situações.

PCN – Matemática

O ensino da Matemática desenvolve nos alunos a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico, além de fazer parte da vida de todas as pessoas nas experiências mais simples como contar, comparar e operar sobre quantidades. Nos cálculos relativos a salários, pagamentos e consumo, na organização de atividades como agricultura e pesca, a Matemática se apresenta como um conhecimento de muita aplicabilidade. Por isso, todas essas potencialidades devem ser exploradas nos anos iniciais do ensino fundamental, desempenhando um importante papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo dos alunos, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho, bem como no apoio à construção de conhecimentos em outras áreas curriculares.

PCN – Ciências Naturais

Nossa sociedade prima pelo conhecimento científico. Com os avanços da tecnologia, não é possível pensar na formação dos alunos sem nos preocuparmos com o seu desenvolvimento científico. Por isso, a escola deve mostrar aos alunos a Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo. Além disso, devem ser ampliadas, nas escolas de ensino fundamental, as explicações referentes aos fenômenos da natureza, para a compreensão e valoração dos modos de intervir na natureza e de utilizar seus recursos, para a compreensão dos recursos tecnológicos que realizam essas mediações, para a reflexão sobre questões éticas implícitas nas relações entre Ciência, Sociedade e Tecnologia.

PCN – História

Cabe à escola apresentar aos alunos do ensino fundamental as diversas formas de comunicação escolar apresentadas no processo pedagógico, constituindo o que se denomina saber histórico escolar. Ao se recuperar esses materiais, que são fontes potenciais para construção de uma história local parcialmente desconhecida, desvalorizada, esquecida ou omitida, o saber histórico escolar desempenha um outro papel na vida local, tornando o aluno um observador atento ao que se passa ao seu redor para que ele seja capaz de estabelecer relações e comparações, relativizando sua atuação no tempo e espaço. Isso permitirá a ele uma compreensão da realidade em uma dimensão histórica, que extrapola as explicações sustentadas apenas no passado ou só no presente imediato.

PCN – Geografia

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) devem desenvolver a capacidade de identificar e refletir sobre diferentes aspectos da realidade, compreendendo a relação sociedade-natureza. Essas práticas envolvem procedimentos de problematização, observação, registro, descrição, documentação, representação e pesquisa dos fenômenos sociais, culturais ou naturais que compõem a paisagem e o espaço geográfico, na busca e formulação de hipóteses e explicações das relações, permanências e transformações que aí se encontram em interação. A observação, descrição, experimentação, analogia e síntese devem ser ensinadas para que os alunos possam aprender a explicar, compreender e até mesmo representar os processos de construção do espaço e dos diferentes tipos de paisagens e territórios.

PCN – Arte

Aprender arte nas séries iniciais do Ensino Fundamental vai além da produção artística desenvolvida pelos alunos. Os alunos devem desenvolver habilidades artísticas por meio da percepção estética, alimentada pelo contato com o fenômeno artístico visto como objeto de cultura e como conjunto organizado de relações formais. É importante que os alunos compreendam o sentido do fazer artístico. Que suas experiências de desenhar, cantar, dançar ou dramatizar não são atividades que visam distraí-los da seriedade das outras disciplinas. Ao fazer e conhecer arte, o aluno percorre trajetos de aprendizagem que propiciam conhecimentos específicos sobre sua relação com o mundo. Além disso, desenvolvem potencialidades (como percepção, observação, imaginação e sensibilidade) que podem alicerçar a consciência do seu lugar no mundo.

O ensino da Educação Física deve ser fundamentado nas concepções de corpo e movimento. Foto: reprodução.

PCN – Educação Física

O ensino da Educação Física deve ser fundamentado nas concepções de corpo e movimento. Da mesma forma, tais concepções devem se voltar ao lazer, à expressão de sentimentos e às emoções, sem se esquecer da promoção, recuperação e manutenção da saúde. Trata-se, então, de localizar em cada uma dessas manifestações (jogo, esporte, dança, ginástica e luta) seus benefícios fisiológicos e psicológicos e suas possibilidades de utilização como instrumentos de comunicação, expressão, e cultura. Sendo assim, é primordial que a escola garanta o acesso dos alunos às práticas da cultura corporal, contribuindo para a construção de um estilo pessoal de exercê-las, oferecendo a eles instrumentos para que sejam capazes de apreciá-las criticamente.

Por Andréa Oliveira.

Leia os artigos relacionados ao tema:

PCN: Parâmetros Curriculares Nacionais do 1º ao 5º ano.

PCN: Parâmetros Curriculares Nacionais do 6º ao 9º ano.

PCN: Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio.

Complemente seus estudos, acessando os artigos sobre a LDB – Lei de Diretrizes e Bases, presentes no site CPT – Centro de Produções Técnicas.

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Comentários

Maria Socorro Freire Pardini

19 de set. de 2018

Gostaria de saber quais os temas transversais

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de set. de 2018

Olá Maria,

Para mais informações sobre os cursos da área de educação,

Informe um número de telefone para nossas consultoras entrarem em contato.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Cristóvão de Oliveira Barreto

27 de fev. de 2018

Gostaria de ter mais informações sobre o curso de Linguagem Matemática.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de fev. de 2018

Olá Cristóvão,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Desenvolvimento da Linguagem Matemática.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

débora Bittencourt

28 de jul. de 2014

Muito obrigada por apresentar assuntos sobre os temas transversais!!! Desde já grata!!!

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de jul. de 2014

Olá, Débora!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo sobre PCN.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Marcia Aparecida da Silva Brito

3 de jun. de 2013

Gostaria de receber esta resenha no meu e-mail. Obrigada!

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de jun. de 2013

Olá, Marcia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Na página do artigo existe o seguinte botão \"Gostou? Envie a um Amigo\", você pode preencher e mandar para o seu e-mail.

Abraços,

Ana Carolina dos Santos

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