WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

"a-importancia-do-teatro-na-educacao-infantil"

Devo trabalhar com teatro na educação infantil? Sim ou não?

Devo trabalhar com teatro na educação infantil? Sim, deve. “O teatro na Educação Infantil é muito mais um grande jogo dramático, em que, brincando, as crianças exercitam outros tons de voz, testam a autoridade ou a submissão, a coragem e o medo”, afirma Maria Oliveira Cortes, professora do Curso CPT Teatro na Educação Infantil.

Teatro infantil: das marionetes ao teatro de sombras

O teatro de bonecos é uma das expressões artísticas mais antigas de que se tem notícias. Conta-se sua origem desde a mais remota antiguidade. Estudos apontam que, na Pré-História, os homens se divertiam com suas sombras, movimentando-se nas paredes das cavernas. Inclusive o teatro de dedos, em que as mães entretinham seus filhos movendo as mãos e descobrindo diversas sombras com silhuetas interessantes.

Quero trabalhar com teatro em minhas aulas. O que devo saber?

Quando o professor deseja desenvolver a arte do teatro com suas crianças, ele precisa se dedicar a entender minimamente o que é o teatro e assumir não só as responsabilidades de coordenador/diretor teatral, mas também as de educador, no sentido mais amplo da palavra. “Para tanto, ele precisa compreender claramente a linguagem do teatro. Para começar: as histórias passadas no teatro são chamadas peças de teatro e o lugar onde se passam essas histórias chama-se palco”

Teatro na educação infantil

O teatro é uma atividade de enorme importância na Educação Infantil. No teatro, os alunos e o professor podem brincar de ser pessoas e personagens diferentes. Podem fazer coisas que, normalmente, não fariam na vida real. Essa é a essência desta arte. Mas, o mais importante é que o teatro promove a socialização, desinibição, trabalho em grupo, melhoria da capacidade de se expressar e de fazer e ouvir críticas construtivas.

Guia para montar a melhor escola infantil da região

Embora montar escola infantil seja um negócio promissor e rentável, a concorrência é acirrada. Nesse contexto, torna-se fundamental se destacar dentre as demais. Para isso, é importante um forte diferencial competitivo. Falamos da tríade estrutura, segurança e metodologia, todos determinantes para a consolidação da empresa no mercado. E o planejamento aparece como estratégia de sucesso.

Educação Infantil: dever do Estado e um direito da criança

A Educação Infantil no Brasil vem conquistando novos espaços e reconhecimento. A partir da Constituição Federal de 1988, o atendimento à criança de zero a seis anos passou a ser um dever do Estado e um direito da criança (Artigo 208, inciso IV).

O que é a educação infantil?

A educação infantil compreende crianças de 0 a 6 anos de idade, período onde elas passam pela primeira etapa da educação básica. Nessa fase, o objetivo é desenvolver nas crianças não só a cognição, mas também a parte física e a parte socioemocional. Pode ser dividida em dois momentos: a creche, que recebe crianças de 0 a 3 anos, e a pré-escola, que recebe crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.

Vai trabalhar com teatro em sala de aula? Escolha um bom texto!

Um bom texto de teatro é aquele que valoriza a inteligência da criança. É fundamental ter sempre em mente que a criança é menor somente em idade e tamanho. Quando se trata de inteligência, sensibilidade, criatividade, emoção, ela empata e, muitas vezes, surpreende os adultos. É mais aberta e disponível para surpresas e abraça melhor as novas ideias.

Musicalização infantil - formação do coral infantil

Todas as atividades apresentadas até agora podem ser utilizadas de uma forma coordenada, enriquecendo diversas atividades na escola. Você pode, por exemplo, formar um coral com as crianças. Formar um coral não é uma iniciativa tão difícil. Você irá, na verdade, formar grupos de crianças, por turma, que irão cantar juntas. Você irá se preocupar muito mais com a interação entre as crianças e a música, do que com a técnica musical.

Preparação, montagem e narração do conto infantil

Uma vez escolhido o conto, passamos ao trabalho de preparação. Primeiramente, deve ser feita a análise, o que facilitará a aprendizagem. A primeira leitura deve ser rápida, do princípio ao fim. Com essa primeira leitura, devemos ter capacidade para fazer um resumo limitado só ao eixo central: Onde está o clímax? Quais são os personagens principais? Em que ambiente se desenvolve a ação? Por fim, se o conto for complexo, convém separar as diferentes sequências.

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?