Alguns jogos realizados com as crianças são excelente para prepará-las para o teatro que será encenado: solicitar delas que tragam fantasia de suas casas e, quando já vestidas, sugerir que formem um círculo e, uma de cada vez, apresente a sua personagem. Os outros ajudam com as perguntas coordenadas
Um elemento importante que agrega valor à peça teatral infantil e de que as crianças gostam muito é a comicidade. Uma roupa extravagante, um nariz vermelho, alguns tombos, risos e interação com a plateia
O professor, ao orientar as primeiras atividades de expressão da criança, no trabalho com o teatro, precisa considerar, antes de tudo, suas manifestações espontâneas, a única coisa que permitirá a ela exteriorizar a personalidade
As atividades de teatro ou, mais especificamente, o jogo dramático, são atividades orientadas, que dão oportunidade à criança para vivenciar situações que possibilitam a construção do conhecimento e o desenvolvimento de uma expressão ampla, verbal, gestual, criadora. Viver uma história, imitar, fantasiar na imaginação
O exercício da convivência com os outros acontece, fundamentalmente, no meio escolar, e neste momento a criança vai descobrindo as primeiras noções de vida social. Também é no ambiente da escola, na sala de aula, que normalmente ela descobre a si mesma, o outro e o mundo que a rodeia. Ao tempo que se identifica
Além de contribuir significativamente com a cena, no que se refere às reações emocionais, a música também pode ser um elemento instigador de movimento. Ela tanto pode contribuir para tornar o movimento cênico mais expressivo, quanto pode instigar o espectador a querer movimentar-se
Em sala de aula, a interferência do professor deve ser a de coordenador, utilizando sempre uma linguagem clara e simples, sem adiantar o que as crianças podem sugerir, indagar e comparar sozinhas
Como ainda não chegou a concepções claras das coisas que a cercam, suas expressões de arte podem na ter sentido para os que já pararam de crescer
A educação física infantil visa criar condições para satisfazer as necessidades da criança, oferecendo um clima de bem-estar físico, afetivo-social
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social