
Cupins
Existem espécies de cupins que atacam o maracujazeiro, podendo ocasionar danos que o leva à morte. As espécies mais comuns, no entanto, atacam apenas material vegetal em decomposição. Por isso, é preciso uma cuidadosa observação para verificar a importância do ataque, quando se constata a presença desses insetos no pomar. O controle só deverá ser iniciado quando for observada a presença de cupins danificando as plantas vivas.
Os sintomas desse ataque caracterizam-se pela destruição das raízes, favorecendo, com isso, a invasão de fungos causadores de podridões, como Fusarium e Phytophtora. A destruição da casca das raízes ocasiona a formação de um calo, acima do qual há o aparecimento de um feixe de novas raízes.
CONTROLE
No caso da constatação da praga na área de plantio, deve-se fazer um cuidadoso preparo do solo, o que expõe a colônia ao sol, concorrendo para a redução da população. Em seguida, deve ser feito o tratamento das covas, podendo ser empregado o Endolsufan, na concentração de 100 a 150 cm³ do produto comercial por 100 L de água, empregando-se de quatro a cinco litros da solução por cova, até o máximo de três litros do produto comercial por hectare. O tratamento deverá ser feito, quando o solo apresentar-se suficientemente úmido, de forma a permitir uma boa penetração da solução inseticida.
Quando o ataque ocorre em culturas já instaladas, a calda deverá ser aplicada em uma coroa ao redor das plantas, em quantidade suficiente para atingir a profundidade de 35 cm, sempre lembrando que, em solos adequadamente úmidos, essa penetração é melhor.
Ácaros
Além dos insetos, ácaros fitófagos também são inimigos do maracujazeiro. Eles atacam as folhas e os ramos novos, provocando deformações, manchas, secamento e morte. Os ácaros são praticamente invisíveis a olho nu e localizam-se em ambas as faces das folhas, dependendo da espécie. Ao atacarem as brotações, causam deformações nas folhas e nas nervuras, deixando-as retorcidas e mal formadas.
CONTROLE
O controle químico dos ácaros pode ser feito com os produtos prescritos por engenheiro agrônomo.
Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Fruticultura, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas (CPT), entre eles o Curso Produção de Maracujá.
Por Andréa Oliveira.
Acesse os links abaixo e conheça mais sobre as Pragas e Doenças do Maracujá:
PRAGAS DO MARACUJÁ
Controle de pulgões, percevejos e lagartas
Controle da Mosca-das-Frutas, Mosca-do-Botão-Floral e Tripes
Controle da Broca-do-Maracujazeiro, Besouro-das-Flores e Besouro-do-Botão Floral
Controle das abelhas domésticas e Irapuás
Como usar defensivos para o controle de pragas
DOENÇAS DO MARACUJÁ
Controle do Damping Off, Antracnose, Verrugose, Septoriose e Alternariose
Controle da Fusariose ou Murcha e Podridão-do-Colo
Medidas preventivas contra a Morte Prematura
Como usar defensivos para o controle de doenças
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Selma caires
13 de ago. de 2017Muito bom gostei das dicas !

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de ago. de 2017Olá, Selma.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

Magali Santos botelho
1 de abr. de 2017Muito bom as dicas.

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de abr. de 2017Olá Magali,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos