
Broca-do-Maracujazeiro
Também chamada de Broca-da-Haste, essa praga provoca prejuízos no pomar, quando está na fase larval, pois ela se desenvolve no interior do ramo do maracujazeiro. Quando chega à fase adulta, sai do ramo através de um pequeno orifício. A Broca-do-Maracujazeiro ocorre mais frequentemente em plantios novos, localizados em áreas recém-desmatadas, na periferia da plantação e próxima à vegetação nativa.
Besouro-das-Flores
Conhecido também como Praga do Girassol, esse besouro se esconde no interior das folhas, durante o dia, alimentando-se à noite. Ataca as folhas novas e as flores do maracujá, prejudicando a produção.
Besouro-do-Botão-Floral
Essa praga causa a perfuração e queda do botão floral.
CONTROLE
O controle químico dos três tipos de besouros pode ser feito por meio de pulverizações com um dos seguintes produtos: Cartap BR 500 a 0,12%, Cartap 500 a 0,12%, Fention 500 a 0,1% ou Malation 500 CE a 0,25%, sempre em relação ao produto comercial.
Acesse os links abaixo e conheça mais sobre as Pragas e Doenças do Maracujá:
PRAGAS DO MARACUJÁ
Controle de pulgões, percevejos e lagartas
Controle da Mosca-das-Frutas, Mosca-do-Botão-Floral e Tripes
Controle de cupins e ácaros
Controle das abelhas domésticas e Irapuás
Como usar defensivos para o controle de pragas
DOENÇAS DO MARACUJÁ
Controle do Damping Off, Antracnose, Verrugose, Septoriose e Alternariose
Controle da Fusariose ou Murcha e Podridão-do-Colo
Controle da Bacteriose
Controle de Nematoides
Medidas preventivas contra a Morte Prematura
Como usar defensivos para o controle de doenças
Conheça os Cursos CPT, da área Fruticultura.
Por Andréa Oliveira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Adailson Freitas de oliveira
14 de set. de 2021Preciso combater mosca do botão floral, região nordeste, Bahia.

Resposta do Portal Cursos CPT
15 de set. de 2021Olá, Adailson! Como vai?
Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com você, ok?!
Forte abraço!
Marcela Teixeira.

AGOSTINHO LOPES DE OLIVEIRA FILHO
4 de mar. de 2021Preciso do produto para pulverização no maracujazeiro onde o fruto esta com perfuração na casca com frutos ainda em formação preciso fazer a pulverização urgente são 400 pés de maracujá quanto produto preciso?

Resposta do Portal Cursos CPT
5 de mar. de 2021Olá, Agostinho
Como vai?
O ideal é procurar por um especialista, para que ele possa diagnosticar a causa real do problema, e indicar o melhor tratamento.
Atenciosamente,
Erika

Telma Martins
3 de mar. de 2021Quero ser informada

Resposta do Portal Cursos CPT
5 de mar. de 2021Olá,Telma Martins
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Maciel Daniel Figueiredo
1 de nov. de 2019como que funciona os cursos?

Resposta do Portal Cursos CPT
7 de nov. de 2019Olá,Maciel
Como vai?
O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.
Os cursos são no formato online e DVD+livro impresso.
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Roginaldo Ferreira Dos Anjos
24 de fev. de 2018Gostaria de saber sobre a topografia ideal e o tipo de solo mais adequado visando menor investimento. Esse menos investimento ligado as necessidades de instalações como: Irrigação / redução de lixiviação / correção de PH / adubação química / mão de obra / espaçamento entre as mudas / aplicação de defensivos / mão de obra / etc... Você pode me ajudar?

Resposta do Portal Cursos CPT
26 de fev. de 2018Olá Roginaldo,
Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Lucio Tarcia Barreto
21 de fev. de 2018Muito interessante e importante. Mas apareceu no meu pé de maracuja uma especie de largatinha poucas pernas e chega até 5 cm e colorida que fica dentro do tronco maior e também nos caules. Atacou também outras plantas trepadeiras de flores.

Resposta do Portal Cursos CPT
22 de fev. de 2018Olá Lúcio,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Existem alguns tipos de largatas que atacam o pé de maracujá, para descobrir qual pode ser recomendamos que consulte um técnico agrícola em sua região.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

carlos artur silva freitad
2 de abr. de 2015Vc tem curso para plantação de abacate?

Resposta do Portal Cursos CPT
6 de abr. de 2015Olá, Carlos Arthur!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

ademir schmitz
22 de fev. de 2015Gostaria de saber se existe algum tipo de inseticida para passar sobre o maracujazeiro pois tem alguns perfurando as flores e assim acabam caindo.

Resposta do Portal Cursos CPT
23 de fev. de 2015Olá, Ademir!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações recomendamos que consulte um especialista para mais informações.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

RUBENS DE ARAUJO NUNES
25 de fev. de 2014Preciso de informações detalhadas para realizar cursos e obtenção de certificados.

Resposta do Portal Cursos CPT
5 de mar. de 2014Olá, Rubens!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos CPT.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Ana Paula Lopes
4 de fev. de 2014Olá sou agricultora estou no ramo da fruticultura recentemente estou tendo alguns problemas na minha lavoura tais como: mosca das frutas, tripes, percevejos os mais preocupantes gostaria de mais informações complementares sobre o assunto preciso urgente me inteirar pois estou atualmente sob minha responsabilidade um plantio de maracujá sol do cerrado de 15 ha no sul de Minas gerais aguardo resposta att;Ana Paula Lopes.

Resposta do Portal Cursos CPT
5 de fev. de 2014Olá, Ana Paula!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
- Percevejos: os percevejos sugam a seiva de todas as partes da planta, ocasionando a queda de botões florais e de frutos novos e o murchamento de frutos mais desenvolvidos. Os percevejos depositam seus ovos na face interior das folhas, em número de seis a nove, e as larvas e ninfas preferem os brotos. Inicialmente, o seu controle deve ser feito por métodos culturais, que consistem em manter o mato roçado no interior e nas áreas próximas à lavoura, bem como na eliminação das plantas daninhas hospedeiras, como é o caso do melão-de-são-caetano. Se mesmo assim a praga continuar presente no pomar, o controle químico poderá ser feito através de pulverizações com os seguintes inseticidas: Lebaycid 500, Malatol 500 CE, Dipterex 500.
- Mosca-das-frutas: as moscas-das-frutas atacam os frutos jovens ou maduros do maracujazeiro, depositando seus ovos sobre a casca que, ao eclodirem, darão origem às larvas. As larvas penetram no fruto, provocando o seu murchamento, antes de atingir a maturação, e muitas vezes destróem a polpa do fruto, inutilizando-o para o consumo.Quando vai se transformar em pupa, ela faz um orifício no fruto, caindo no solo, quando se transforma em mosca na forma adulta. Seu controle é feito através de iscas atrativas, que são preparadas com 100 L de água, sete litros de melaço de cana e um inseticida fosforado indicado para esse fim, como é o caso do Malation 500 CE a 0,35%, o Fention a 0,1% (R) e o Triclorfon 500 a 0,24% do produto comercial. Nas regiões onde o melaço é dificilmente encontrado, este pode ser substituído por um quilo de proteína hidrolisada ou cinco quilos de açúcar cristal. Podem ainda ser utilizados como atrativos 50 L de garapa diluídos em igual volume de água ou suco de fruta, especialmente maracujá, diluído em quatro vezes o seu volume em água.
- Tripes: o tripes ataca os botões florais e frutos novos, causando o aparecimento de lesões superficiais na casca, depreciando a qualidade do fruto. O controle pode ser conseguido através de pulverizações com Dimetoato a 0,10 a 0,15% (Perfekthion 400 CE a 0,15% ou Dimexion a 0,10 a 0,15%).
Para mais informações o CPT possui o Curso Produção de Maracujá que poderá lhe auxiliar.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos