
Os peixes de água doce do Brasil são inúmeros, existem cerca de 25.000 espécies, com grande variedade de formas e habitats. Todas apresentam características bastante distintas umas das outras. Principalmente, quanto ao comportamento, que pode ser o mais variado. Alguns peixes de água doce têm hábitos noturnos e, durante o dia, praticamente não se movimentam. Já outros precisam de menos oxigênio do que a maioria. Enfim, o universo dos peixes de água doce é bastante amplo. Por isso, é muito importante conhecê-lo a fundo para obter informações específicas sobre cada espécie de peixe de água doce.
Independente da espécie do peixe de água doce, sabe-se que é no ambiente aquático que os peixes realizam todas as suas funções vitais, como alimentação, crescimento, respiração, reprodução, eliminação dos metabólitos (urina e fezes), entre outras funções. Além disso, são animais classificados como ectotérmicos, ou seja, possuem a temperatura do corpo idêntica à da água onde vivem. Por isso, quando há brusca alteração na água os peixes ficam inativos.
Quanto à estrutura do corpo, esta é bastante diversificada, muitos peixes de água doce são cobertos por escamas, já outros possuem o seu corpo coberto por couro.
Quanto à estrutura do corpo, esta é bastante diversificada, muitos são cobertos por escamas, já outros possuem o seu corpo coberto por couro. Outro parte bastante importante dos peixes de água doce são as nadadeiras. Estas lhes fornecem propulsão e equilíbrio na água. A maior parte dos peixes de água doce, tanto de escamas quanto de couro, como o dourado, o lambari, o pintado e o jaú, entre outros, possuem nadadeiras pares (peitorais e pélvicas) e ímpares (dorsal, adiposa e caudal).
Acesse os links abaixo e confira as espécies mais conhecidas de peixes de água doce do Brasil:
Abotoado (Pterodoras granulosus)
Acará (Geophagus brasiliensis)
Acará-Bandeira (Pterophyllum scalare)
Acará-Disco (Symphysodon aequifasciatus)
Aruanã (Osteoglossum bicirhossum)
Apaiari (Astronotus ocellatus)
Andirá (Henochilus wheatlandii)
Barbado (Pinirampus pinirampu)
Barrigudinho (Phalloceros caudimaculatus)
Bicuda (Boulengerella maculata)
Cachara (Pseudoplathystoma fasciatum)
Cachorra (Hydrolycus scomberoides)
Capapari (Pseudoplatystoma tigrinum)
Corvina (Plagioscion squamosissimus)
Curimbatá (Prochilodus lineatus)
Dourada (Brachyplatystoma flavicans)
Jacundá (Crenicichla lenticulata)
Jurupoca (Hemisorubim platyrhynchos)
Lambari (Astyanax bimaculatus)
Limpa-Fundo (Corydoras paleatus)
Mandubé (Ageneiosus brevifilis)
Mato-Grosso (Hyphessobrycon eques)
Mussum (Synbranchus marmoratus)
Pacu (Piaractus mesopotamicus)
Peixe-Anual (Austrolebias minuano)
Peixe-Borboleta (Carnegiella strigata)
Peixe-Cachorro (Rhaphiodon vulpinus)
Piau-Três-Pintas (Leporinus freiderici)
Piavuçu (Leporinus macrocephalus)
Pintado (Pseudoplatystoma corruscans)
Piracanjuba (Brycon orbignyanus)
Piranambu (Platynematichthys notatus)
Piranha Preta (Serrasalmus rhombeus)
Piranha Vermelha (Pygocentrus nattereri)
Pirapitinga (Piaractus brachypomus)
Pirarara (Phractocephalus hemeliopterus)
Piraíba (Brachyplatystoma filamentosum)
Piraputanga (Brycon microlepis)
Poraquê (Electrophorus electricus)
Quatro-Olhos (Anableps anableps)
Saicanga (Acestrorrynchus hepsetus)
Tambaqui (Colossoma macropomum)
Truta Comum (Salmo trutta fario)
Confira mais informações sobre peixes, acessando os Cursos CPT, da área Piscicultura, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas (CPT), entre eles os cursos Criação de Pacu e Tambaqui, Criação de Tilápias e Criação de Peixes.
Fontes: VIVATERRA, ASPESCA, AQUAFLUX, AQUARIOFILIA, AQUAHOBBY, CLICKPESCA, MELHOR PEIXE e PLANET VET.
Por Andréa Oliveira.
Pensando em você, cliente CPT, o Centro de Produções Técnicas disponibiliza gratuitamente um manual prático sobre criação de tilápias, com especificações sobre as principais espécies, a temperatura e o o pH mais adequados para a sua criação, bem como os tipos de alimentação e as formas de reprodução. Tudo elaborado em linguagem simples e ilustrações para melhor exemplificar o conteúdo.
Portanto, não perca tempo!

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Keren Kaylane Neto de Souza
26 de set. de 2019São muito lindos os peixes de água doce!

Resposta do Portal Cursos CPT
1 de out. de 2019Olá Karen Kaylane,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso artigo. Realmente os peixes são animais de uma beleza diferenciada.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

Sérgio Fonseca Zaiden
30 de ago. de 2018Gostaria de saber se vocês tem os cursos para vender eletronicamente ao invés de cd.

Resposta do Portal Cursos CPT
30 de ago. de 2018Olá Sergio,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Temos cursos online. Para mais informações, nossas consultoras entraram em contato.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Fernanda Anuncoação Magalhães Mendes
11 de abr. de 2018Esse site é muito bom

Resposta do Portal Cursos CPT
12 de abr. de 2018Olá Fernanda,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

camille aparecida alves vieira
5 de out. de 2017gostei deste site muito

Resposta do Portal Cursos CPT
5 de out. de 2017Olá, Camille!
Agradecemos sua visita e comentário. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso site! :)
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

FABIANO BARBOSA
25 de jul. de 2017OLA AMIGO MORO NA CIDADE GOIATUBA GOIAS QUERIA SABER QUAL ESPECIE DE PEIXE PARA CRIAR EM TANQUES DE ÁGUA FRIA COM MUITA SOMBRA OBRIGADO . WATZAP 64984412318

Resposta do Portal Cursos CPT
26 de jul. de 2017Olá, Fabiano.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Aconselhamos que faça uma pesquisa em sua região, a fim de mapear a demanda de mercado para que você possa produzir peixes que tenham melhor saída.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

Vinícius Ferreira Campos Machado
5 de out. de 2016Este site é muito bom, explica muito bem os hábitos de cada peixe e ajuda bastante na criação dos mesmos...

Resposta do Portal Cursos CPT
5 de out. de 2016Olá Vinícus,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Lucas Almeida
25 de nov. de 2015solic de compra

Resposta do Portal Cursos CPT
26 de nov. de 2015Olá, Lucas!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

julia calis
30 de ago. de 2014A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais assim!!!!!

Geiane da silva souza
24 de ago. de 2014Eu gostei muito. Fala de muitas coisas que eu gosto.

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de ago. de 2014Olá, Geiane!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que tenha gostado do artigo sobre peixes.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

paulo cabral laranjeira
20 de jul. de 2014Eu pequei um peixe parecido com piramboia. Ele tem escamas, o estranho é que esse peixe tem o ânus embaixo também. Só que fica próximo a cabeça que peixe é este? Descubra pra mim...obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de jul. de 2014Olá, Paulo!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Para mais informações recomendamos que consulte um especialista na área para mais informações.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos