WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que não pode faltar no café da manhã do meu hotel?

Além de um bom cardápio, é fundamental que o ambiente esteja organizado e favoreça a circulação de hóspedes e funcionários

Café da manhã de hotel - imagem meramente ilustrativa

Lairson Sena, professor do Curso CPT Como Administrar Hotéis, ressalta que o café da manhã é considerado um evento para a hotelaria, pois é esse momento que os hóspedes aproveitam para fazer a primeira refeição do dia e, em muitos casos, pode ser determinante para que eles voltem a se hospedar nesse local.

Entretanto, não basta apenas servir o básico, pois cada hóspede possui um hábito diferente e o ideal é que ele seja contemplado ao consumir o seu café da manhã. Atualmente, além de vegetarianos, há também os veganos, que têm alimentação peculiar e, consequentemente, precisarão de um cardápio especial.

Então, para não errar e agradar a todos os públicos, confira o que não pode faltar no café da manhã do seu hotel:

Organização

Em primeiro lugar, antes do cardápio, é fundamental que o seu buffet esteja sempre organizado. Tudo deve estar identificado para que não haja dúvidas na hora da escolha. O aproveitamento do espaço também conta muito e é aconselhável que produtos semelhantes – como laticínios – estejam próximos. Tenha em mente também que, por se tratar de uma refeição feita pela manhã, o ambiente não “pede” muita agitação.

O cardápio

- Frutas

As frutas são uma opção saudável e contempla praticamente todos os gostos – veganos, inclusive. Ainda apresentam a versatilidade em relação à forma em que são servidas: além de frescas, in natura, podem estar em uma salada de frutas, em sucos, em compotas e até em vitaminas. Aposte na fruta da estação, mas não se esqueça de oferecer também as mais populares.

- Bebidas

Em relação às bebidas, é bom dizer o óbvio: nada de álcool. A preferência, nesse momento, é por, além da água, bebidas quentes, como o café, os diversos tipos de chá, o capuccino, o leite (que também pode ser servido gelado ou em temperatura ambiente) e o chocolate quente. Há quem goste de refrigerante, mas essa bebida não é tão adequada para um café da manhã.

- Pães, bolos e biscoitos

Um clássico em qualquer café da manhã, esses itens devem compor boa parte da mesa do seu buffet. É possível encontrar vários tipos deles e uma boa opção é apostar exatamente nessa variedade, diversificando as opções de quem vai se alimentar. Alguns dos mais pedidos são: croissants, pães de queijo, bolo de cenoura (com ou sem chocolate) e broa de fubá. E, voltando nos veganos, se possível ofereça uma opção para eles.

- Cereais

Se os seus hóspedes estão em busca de uma refeição mais saudável, com certeza procurarão por cereais como aveia, centeio, chia, granola e linhaça. Esses grãos, além de serem ricos em fibras, também são fonte de energia e “recarregam as baterias” para o dia a dia.

- Opções de alimentos “quentes”

A depender da região, há várias opções de pratos que são oferecidos quentes. Além dos ovos mexidos e do misto quente, que já são um clássico, salsichas com molho, tapioca e crepes também são queridos pelos hóspedes.

- Frios e laticínios

Ainda que estejam presentes em outros produtos, muçarela e presunto são considerados, por muitos, obrigatórios no buffet. Outros tipos de queijo e peito de peru, por exemplo, servem para completar a lista e tornar mais diverso o seu menu. Iogurtes, manteigas, requeijão e outros laticínios fecham a lista do que é considerado “indispensável”.

Outras opções e informações

Para completar, seu hotel pode oferecer a opção, também, de café da manhã no quarto, com um kit básico já preparado para ser enviado ao hóspede, caso ele deseje realizar a refeição na própria acomodação. Recomenda-se consultá-lo antes, para evitar o desperdício de alimentos.

E, por fim, não se esqueça de deixar à disposição todos os itens dos quais os hóspedes podem precisar, como talheres, copos, xícaras e pratos adequados, além de guardanapos. As mesas devem estar estrategicamente pensadas para facilitar a circulação de pessoas e de funcionários e, se possível, disponibilize jornais, revistas e uma televisão para que, ao comer, também se informem.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Hotelaria:

Como Administrar Hotéis
Treinamento de Camareira
Planejamento e Organização de Eventos

Fontes: Keybooking – blog.keybooking.com.br
Conamore – Blog Hotelaria – hotelaria.conamore.com.br
Accor Live Limitless – all.accor.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!