Garçom, siga alguns passos para atender bem o cliente

É de extrema importância que o garçom saiba atender o cliente, desde a sua chegada ao restaurante até o momento de pagar a conta, para que este fique satisfeito e volte ao estabelecimento onde foi atendido com prontidão e eficiência

 

O termo garçom vem do francês garçon, que significa rapaz. No Brasil, o garçom também é conhecido como empregado de mesa, apto a trabalhar no ramo de restaurantes e hotelaria, servindo comida e bebida ao clientes. Esta é uma profissão em alta, pois é bem absorvida pelo mercado de trabalho. Quanto à remuneração deste profissional, esta se constitui em um valor específico por hora, além das gorjetas ofertadas por clientes que foram bem atendidos. Daí a extrema necessidade de saber atender o cliente para que este fique satisfeito e volte ao estabelecimento onde foi prontamente atendido.

Chegada do cliente

“Geralmente, o cliente deve ser recebido pelo garçom na porta do restaurante ou hotel. Entretanto, em estabelecimentos de melhor padrão quem recepciona o cliente é o maître, que deve cumprimentá-lo e abrir a porta para sua passagem. Em seguida, deve acompanhá-lo até o salão e oferecer a ele alternativas de mesas, se houver. Da mesma forma, deve levá-lo até à mesa, ajudando-o a acomodar seus pertences e casacos.

“Após a acomodação do cliente, o garçom/ o maître deve apresentar o cardápio ao cliente. A apresentação do cardápio é feita pela direita, primeiro, para as senhoras, depois homens e, por último, ao anfitrião”, afirma a professora Raquel Auzier Ferreira, do Curso Profissionalizante de Garçom, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

A partir daí, o atendimento do cliente envolve os seguintes passos:

1.O garçom deve perguntar ao cliente se ele aceita um aperitivo. Se ele aceitar, deve providenciar a bebida e servi-la.

2.Trazer, imediatamente, o couvert. O couvert é o primeiro alimento servido a mesa do cliente, pode ser servido antes da bebida ou logo após o pedido da bebida. Caso o cliente o recuse, o garçom deve retorná-lo para a cozinha.

3.Depois, o garçom anota os pedidos do cliente em uma comanda.

Anotação de pedidos

1.O garçom deve preencher todos os dados requisitados na comanda, com letra legível.

2.Os pedidos devem ser anotados na ordem em que serão servidos. Por exemplo, o prato de entrada deve ser anotado antes do prato principal.

3.A comanda deve ser preenchida na frente dos clientes.

4.Deve ser feita uma comanda para alimentos e outra para bebidas.

5.É preciso anotar os detalhes de cada prato, como carne bem passada, ao ponto, mal passada, entre outros.

6.Quando houver mais pessoas em uma mesma mesa, e cada uma fizer um pedido diferente, o garçom deve identificar de quem é o pedido, para que, na hora de servir, não haja confusão e não seja necessário perguntar quem pediu o prato.

Como anunciar e retirar o pedido na cozinha

1.Após preencher a comanda com o pedido do cliente, o garçom vai até a boqueta da cozinha e marca o pedido para o chef de cozinha.

2.O pedido de bebidas deve ser encaminhado ao bar de serviço e deve estar em comanda separada do pedido de alimentos.

3.Ao retirar o pedido na cozinha, o garçom deve verificar se realmente é de um de seus clientes. Em seguida, colocar o prato em uma bandeja e transportá-lo para a mesa do cliente.

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Por Andréa Oliveira.

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Comentários

Norma Lícia Lima Dos Santos

22 de jan de 2018

Gostei muito ddas informações.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de jan de 2018

Olá Norma,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Celso dos santos silva

31 de mar de 2017

Eu quero saber sobre as regras corretas para um garçom receber o cliente,

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de mar de 2017

Olá Celso,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

jose augusto souza ribeiro

29 de out de 2016

gostei e quero mais informaçoes sobre atendimento

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de out de 2016

Olá José Augusto,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

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