WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Horta: como plantar Mandioquinha (Arracacia xanthorrhiza)

A Mandioquinha (Arracacia xanthorrhiza), também chamada de Mandioquinha-salsa, Batata-baroa, baroa e Batata-salsa, é uma planta nativa dos Andes.

Horta: como plantar Mandioquinha (Arracacia xanthorrhiza)

A Mandioquinha (Arracacia xanthorrhiza), também chamada de Mandioquinha-salsa, Batata-baroa, baroa e Batata-salsa, pode atingir cerca de 1 m de altura.


É uma planta herbácea, semiperene, com raízes ricas em vitaminas do complexo B. Sua composição é rica em vitaminas A, B1, B2, C, D e E, carboidratos, potássio, silício, fósforo, enxofre, cloro, cálcio, ferro e magnésio. A raiz é utilizada para fabricação de pães e bolos. Suas folhas podem ser usadas como complemento para ração animal. 

A parte aérea das folhas atinge de 30 a 50 cm de altura, formando uma coroa resultante da brotação da muda. Já a parte externa, ou zona dos filhotes, é um produto de brotações laterais da coroa. Quanto ao consumo das folhas, se jovens podem ser consumidas cruas ou cozidas e se velhas somente após o seu completo cozimento.


Como plantar a Mandioquinha


1. Para cultivar a Mandioquinha deve ser feito diretamente por mudas, que são depositadas em sulcos distantes 30 cm uns dos outros, dispostos em fileiras distantes 75 cm.
2. Com temperaturas entre 15°C e 18°C a mandioquinha consegue atingir seu pleno desenvolvimento. Curiosidade interessante, é que ela também é capaz de se adaptar a temperaturas um pouco mais altas ou um pouco mais baixas.  
3. Seu crescimento satisfatório acontece em lugares com entre 1700 m e 2500 m de altitude.
4. Muito adaptável, a Mandioquinha aceita cultivo em terrenos de pleno sol ou em terrenos que possuam sombra parcial.
5. Faça uma análise prévia do solo antes do cultivo da mandioquinha e certifique-se que ele possua boa fertilidade, fósforo e que ele tenha boa drenagem. Retire previamente ao plantio as pedras e outros detritos. Solos argilosos pesados e solos compactados prejudicam o crescimento de suas raízes. Necessita de pH entre 5 e 6.
6. Ao realizar a irrigação, cuidado especial quanto ao volume de água. A mandioquinha não tolera encharcamentos.
7. Quando cultivado por meio de sementes, a taxa de germinação apresenta-se baixa. Portanto, este sistema de produção não é muito interessante e, além disso, nem todas cultivares produzem sementes.
8. Realize a limpeza do terreno e extermine as plantas invasoras, principalmente no primeiro ano de vida.
9. A colheita deve ser feita quando as folhas começam a amarelar. Quando velhas, as raízes tendem a ficar fibrosas com sabor desagradável.


Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Fontes: Hortamiga, nplantas, Portal do Jardim, Globo Rural, Globo Rural, Jardinaria, O Meu Jardim, Site Unimed, Frutas no Brasil, Saberes do Jardim, Vovó que ensinou, Horta em Casa, Como Fazer Tudo, Portal São Francisco.

Conheça os Cursos CPT da área Horticultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Cleusa Eli Braz

1 de jul. de 2023

Gostaria de saber mais sobre o cultivo da mandioquunha

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de jul. de 2023

Olá, Cleusa Eli Braz! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

MARIVALDO DE OLIVEIRA GUIMARÃES

16 de mai. de 2022

Tenho uma pequena propriedade queria saber como adquirir mudas de mandioquinha para plantio estou em Juazeiro da Bahia. Grato paz

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de mai. de 2022

Olá, Marivaldo! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!

Karina Theodoro

Izaura Canizares Jurado

14 de nov. de 2018

Gostei muito dessa matéria sobretudo agricultura... não sabia que a plantação de mandioquinha são mudas..achei que era por sementes..

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de nov. de 2018

Olá Izaura,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Antônia Nunes do socorro

20 de mai. de 2018

Amo todos os tubérculos e, legumes, verduras porém moro em São Paulo em um. Sobrado não tenho muito espaço têm alguma dessas que dê pra cultivo m vaso. Aguardo resposta grata

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de mai. de 2018

Olá Antônia,

A maioria dá para ser cultiuvada em vasos.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Meiry pereira da silva

23 de mar. de 2016

Eu adorei vou plantar depois eu publico a minha safra de mandioquinha salsa, porque eu sou louca por este produto. Outra coisa que eu amo de paixão é a rúcula, pois eu sou vegetariana. Muito obrigado até um dia se Deus quiser beijos .

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de mar. de 2016

Olá Meiry,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Jo de Jesus

13 de out. de 2015

Gostaria de saber onde achar a rama da mandioquinha!!!! muito bacana as informações que li!!! grata

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de out. de 2015

Olá, Jó!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que procure o Embrapa de sua região para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

maciogley alves de sousa

18 de ago. de 2014

Olá, sou de Goiás, gostaria de conseguir uma muda de mandioquinha e também quero plantar alface hidropônica. Este curso fala sobre tudo? E as porcentagens de adubo? Enfim min dê uma luz por favor. Mande respostas.

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de ago. de 2014

Olá, Maciogley!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre os Cursos CPT Horta Caseira - Implantação e Cultivo e Hidroponia - O Cultivo sem Solo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

lais rejane cardoso gomes

9 de ago. de 2014

Gostei deste site, pois é muito esclarecedor. Quero fazer uma horta caseira na casa de praia e gostaria de plantar mandioquinha (batata baroa) entre outros. A mandioquinha necessita de muitos cuidados? Quanto tempo leva para amadurecer? Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de ago. de 2014

Olá, Lais Rejane!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

- Início: Escolha plantas matrizes saudáveis e vigorosas junto a produtores tradicionais. Opte por mudas juvenis, em pleno desenvolvimento. O milheiro custa entre R$ 30 e R$ 100;

- Ambiente: Com alguns cuidados como o pré-enraizamento ou a pré-brotação de mudas e a cobertura das leiras com palhada, o cultivo pode ser realizado o ano todo em regiões de clima ameno. Embora seja resistente ao frio, pode apresentar baixa produtividade quando ocorrem fortes geadas;

- Plantio: Cuidado com o manejo das mudas. Solte os propágulos (ramificações curtas) da touceira e lave-os para tirar o excesso de impurezas. Em seguida, por imersão, mantenha as mudas em solução de água sanitária a 5% durante dez minutos. Lave para retirar o excesso de cloro, deixe secar e faça um corte em bisel (cunha), garantindo cerca de 2 centímetros de reserva. O plantio pode ser diretamente no local definitivo no centro das leiras (camalhões). Para assegurar o pegamento das plantas, recomenda-se utilizar a técnica de pré-brotação em água ou o pré-enraizamento em canteiros, para depois realizar o transplante. O plantio da mandioquinha-salsa não demanda grande quantidade de insumos e se desenvolve melhor em solos de textura média, profundos e bem drenados;

- Espaçamento: Deve ser de 70 a 80 centímetros entre as leiras e de 30 a 40 centímetros entre plantas, de acordo com a variedade, o local e a época de plantio. Nos canteiros de pré-enraizamento, indica-se espaçamento de 5 a 10 centímetros entre linhas e entre plantas. No caso de pré-brotação em água, acomode as mudas por dez a 20 dias em recipientes semelhantes a potes de margarina de 200 gramas, com lâmina d’água de 2 centímetros, definida por furos que atuam como ladrão;

- Cuidados: Prepare o solo com arado, seguido de uma ou duas gradagens. Levante as leiras em nível a fim de conter as águas pluviais ou de irrigação. Elas devem ter altura entre 15 e 20 centímetros. Com 60 dias ou mais de antecedência, faça a análise do solo para verificar a necessidade de adicionar calcário, ajustar o pH de 5,5 a 6,5, além de repor, por meio de adubação, outros nutrientes essenciais à planta, como potássio, fósforo e nitrogênio;

- Produção: A colheita da mandioquinha-salsa ocorre a partir de oito meses após o plantio e pode se prolongar por dois a quatro meses. Pode ser manual, com o arranque das plantas do solo e destaque das raízes, ou com o uso de enxadões, quando a hortaliça estiver muito presa na cova. Lave as raízes em água corrente.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

jose carlos tomiozzo

9 de out. de 2013

Onde posso conseguir mudas de Mandioquinha?

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de out. de 2013

Olá, José Carlos!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre onde adquirir o cultivar de mandioquinha recomendamos que procure o Embrapa de sua cidade ou região.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?