WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Horta: como plantar Camomila (Matricaria chamomilla)

A Camomila (Matricaria chamomilla) é uma planta herbácea, de altura em torno de 0,50 m. O caule é ramificado e suas folhas bem recortadas na cor verde-clara

Horta - como plantar Camomila (Matricaria chamomilla)   Artigos Cursos CPT

A Camomila (Matricaria chamomilla) é uma planta herbácea, de altura em torno de 0,50 m. O caule é ramificado e suas folhas bem recortadas na cor verde-clara. Suas flores miúdas, semelhantes a margaridinhas brancas com o miolo amarelo, exalam um perfume delicado e enfeitam canteiros e vasos.


A Camomila está entre as plantas medicinais mais adocicadas. Além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. Possui compostos químicos anti-inflamatórios, mas a maioria das pessoas toma o chá de camomila para diminuir a ansiedade e acabar com a insônia. É usada para eliminar gases intestinais, ataque de vermes, gastrites,  reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas. O conhecido "chazinho de camomila" é muito usado nos cuidados com os bebês, seja para acalmar as cólicas ou na higiene, limpando as crostinhas da cabeça.


As pequenas e delicadas flores da camomila concentram potentes óleos voláteis responsáveis pelos efeitos anti-inflamatório, antisséptico, sedativo e antiespasmódico. Esses óleos atuam de duas formas: acalmam os músculos e nervos internos (o que explica o uso em cólicas nos bebês e cólicas menstruais) e exercem um efeito emoliente sobre a pele. O tradicional chá de camomila é reconhecido como um relaxante e tranquilizante natural, que ajuda a tratar problemas provocados por tensão nervosa.


O chá natural é usado para realçar o tom dourado dos cabelos louros. Em compressas, suaviza olheiras e inchaço dos olhos. O responsável por essas maravilhas é o óleo essencial da camomila, chamado azuleno - um ingrediente muito utilizado pela moderna indústria cosmética.


Floresce mais nas estações quentes do ano. Pode ser cultivada em todo o país. A Camomila está adaptada a climas temperados, com temperaturas médias anuais em torno de vinte graus centígrados e com uma boa presença de umidade, quer no ar, quer no solo. Tem baixa tolerância a secas prolongadas, gosta de solos ricos em nutrientes e ligeiramente alcalinos.


A propagação da Camomila pode ser feita por semente, divisão de plantas (com raiz) ou por estaca, mas com menor taxa de sucesso. Planta-se com intervalos de vinte centímetros entre plantas e cinquenta nas entre linhas.


Como plantar Camomila em vaso


1. Escolher um vaso de tamanho médio, com cerca de 30 cm de altura. Pode ser de plástico ou de cerâmica.
2. Colocar no fundo do vaso cacos de vasos ou cascalho e um pouco de areia úmida para garantir a drenagem.
3. Colocar o composto usado também para o canteiro, acomodar a muda e completar.
4. Plante as mudas. Recomenda-se que elas tenham, pelo menos, 20 cm de altura.
5. Regar. Assim acomoda a terra em torno do torrão e permite que as raízes entrem em contato com os nutrientes ali presentes. Mantenha o solo úmido, sem encharcar e diminua as regas no inverno.


Nos primeiros dias após o plantio deixar à sombra para que a planta comece a se desenvolver, depois leve para local ensolarado. Quando houver a emissão de flores faça a colheita, deixando sobre papel para secar à sombra e depois estoque em vidros bem tapados e escuros. Somente as flores são usadas para chás, produzindo uma bebida deliciosa, refrescante e calmante para os nervos e excelente para a digestão.


Como plantar Camomila em sementes


1. Plante as sementes na primavera.
2. Espalhe-as em canteiros e socando-as na terra, que deve estar sempre úmida. As sementes não devem ser enterradas muito fundo, pois necessitam de luminosidade para brotar.
3. A camomila prefere terras bem drenadas em áreas parcialmente sombreadas.
4. Mantenha o solo úmido, sem encharcar e diminua as regas no inverno.



Dicas de manejo na produção de Camomila


A camomila precisa receber luz solar direta por pelo menos 5 horas diárias. Recomenda-se a adubação orgânica, mas deve-se evitar o uso de qualquer tipo de produto químico, uma vez que a erva é usada na preparação de chás. Métodos naturais de controle de pragas podem ser muito úteis, no caso de suspeita de ataque de pragas.


As flores, onde se concentram as propriedades medicinais da planta, devem ser colhidas no período de junho a setembro. Normalmente após a colheita é preciso fazer o replantio, pois seu ciclo de vida é anual. Para conservação das flores, deixe-as secando à sombra, em local ventilado, depois guarde-as em um recipiente de vidro bem tampado.

Conheça os Cursos CPT, da área Horticultura, entre eles o Curso Horta Caseira - Implantação e Cultivo, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.
Por Silvana Teixeira.

Fontes: Hortamiga, nplantas, Portal do Jardim, Globo Rural, Globo Rural, Jardinaria, O Meu Jardim, Site Unimed, Frutas no Brasil, Saberes do Jardim, Vovó que ensinou, Horta em Casa, Como Fazer Tudo, Portal São Francisco

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Miriam Oliveira Rovereti

19 de out. de 2020

Fiz Várias tentativas de cultivar Camomila em vaso. Ela acaba mordendo.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de out. de 2020

Olá, Miriam!

Aconselhamos que você siga essas orientações de como plantar Camomila em vaso:

Escolher um vaso de tamanho médio, com cerca de 30 cm de altura. Pode ser de plástico ou de cerâmica.
Colocar no fundo do vaso cacos de vasos ou cascalho e um pouco de areia úmida para garantir a drenagem.
Colocar o composto usado também para o canteiro, acomodar a muda e completar.
Plante as mudas. Recomenda-se que elas tenham, pelo menos, 20 cm de altura.
Regar. Assim acomoda a terra em torno do torrão e permite que as raízes entrem em contato com os nutrientes ali presentes. Mantenha o solo úmido, sem encharcar e diminua as regas no inverno.

 

Atenciosamente

Lidiane Lisboa

Fabiana Fernandes

13 de ago. de 2018

Boa tarde. O artigo se refere à camomila-alemã ou à camomila-romana? Li em um site que a camomila-romana é menor do que a alemã e é perene... é verdade? Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de ago. de 2018

Olá Fabiana,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. O artigo é sobre a camomila-alemã.

A camomila-alemã pode chegar a atingir 1 m de altura, sendo mais ereta que a camomila-romana, que apresenta um hábito mais rastejante, atingindo cerca de 25 cm de altura. Os folíolos (segmentos das folhas) da camomila-romana são mais achatados e mais espessos que os da camomila-alemã, e suas inflorescências são solitárias e terminais, ao passo que as inflorescências da camomila alemã surgem em cachos (corimbos). Além disso, o receptáculo da inflorescência da camomila-alemã é geralmente oco enquanto o receptáculo da inflorescência da camomila-romana é sólido.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

maria

27 de nov. de 2013

Quero saber do plantio da camomila e da gengibre

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de nov. de 2013

Olá, Maria!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O gengibre deve ser plantado de agosto a dezembro. A colheita se dá de sete a dez meses após o plantio dependendo da variedade.

Os espaçamentos recomendados são:

- espaçamento entre linhas: 1,20 metros a 1,40 metro; e

- espaçamento entre plantas: 20 centímetros.

As rizomas-sementes devem ser distribuídos ao longo dos sulcos, deixando-se um espaço de 20 centímetros entre eles.

As mudas devem ser posicionadas transversalmente dentro do sulco, para que as novas brotações cresçam para o lado de fora do sulco, evitando que os rizomas de uma planta entrelacem nos da planta vizinha e se partam na hora da colheita.

Os rizomas devm ser cobertos com uma camada de 5 centímetros de terra.

Já a camomila para cultivo cultivo caseiro, deve-se colocar as sementes em caixotes com terra peneirada com areia, na proporção de 1:1, umedecendo com jato de água fino. Coloque a semente com espaçamento de 3 cm e peneire terra seca por cima. Coloque um plástico por cima do caixote para manter a umidade.

Após a emergência retirar o plástico mas manter a umidade, até que a planta tenha 10 cm de altura, quando poderá ser transplantada para vasos ou canteiro.

Preparar a cova de plantio, colocando cerca de 1 kg de composto completo feito de adubo animal de curral e folhas e vegetais picados decompostos. Para maiores informações, leia o artigo de como fazer composto orgânico facilmente em casa. Acomodar a muda e fechar com mais composto. Regar. Nos dias posteriores regar todos os dias em que não chover, por pelo menos uma semana, depois espaçar.

O local de cultivo deverá ter sol pelo menos umas 4 horas, para que a planta floresça.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?