WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Horta: como plantar Beterraba (Beta vulgaris)

A Beterraba, (Beta vulgaris), originária de regiões de clima temperado da Europa e do norte da África, é uma uma cultura anual, herbácea e produz uma raiz tuberosa, comestível


A Beterraba, (Beta vulgaris), originária de regiões de clima temperado da Europa e do norte da África, é uma uma cultura anual, herbácea e produz uma raiz tuberosa, comestível, com formato esférico a globular-achatado e sabor bastante adocicado.

Desenvolve, em sua fase vegetativa, folhas alongadas e caule pequeno. A coloração varia de vermelho-escuro a dourada, de acordo com a variedade e sua composição é rica em proteínas (3%) e ferro (2,5 mg/100 g de produto cozido).

Com sabor levemente adocicado e textura suave, a Beterraba é apreciada cozida ou crua em saladas, mas também pode ser usada como ingrediente em purês, musses, sopas, tortas, vitaminas e sucos.

Possui propriedades medicinais como anti-inflamatório, antianêmico, antirreumático, diurético e para tratamento de doenças cardíacas.

A raiz tuberosa é a raiz principal, adaptada para armazenar reservas de nutrientes, vitaminas e energia. Embora seja o principal produto comercializado para consumo, as folhas correspondem à parte mais nutritiva dessa planta herbácea.

É nelas que se encontram as maiores quantidades de cálcio, ferro, sódio, potássio e vitaminas A, B e C. Grandes e volumosas, as folhas podem ser consumidas refogadas ou em omeletes e bolinhos.

Horta: como plantar Beterraba (Beta vulgaris)
 

Como plantar a Beterraba

- A Beterraba pode ser semeada o ano todo em áreas com altitude acima de 800 metros. De 400 a 800 metros, o cultivo é indicado entre os meses de fevereiro e junho. Abaixo de 400 metros, o melhor período para a plantação é de abril a junho. A semeadura pode se tornar mais difícil nos meses quentes e chuvosos.

- A Beterraba tem seu plantio mais garantido em locais de clima frio. As temperaturas mais adequadas para o desenvolvimento da planta estão dentro da faixa de dez a 20 graus.

- A Beterraba necessita de boa luminosidade, com pelo menos algumas horas de sol direto, de solos leves, férteis, ricos em matéria orgânica, boa drenagem e boa disponibilidade de água durante o ciclo da planta. O solo precisa ser rico em nitrogênio e boro para a planta crescer bem.

- O ciclo varia em função de variedades, de 60 a 70 dias, do plantio à colheita.

- A propagação é feita através de sementes, plantadas diretamente no campo ou através de mudas com 5 a 6 folhas e 15 centímetros de altura, produzidas em estufa. Cada “semente comercial” contem 2 a 4 sementes verdadeiras.

- Nos meses quentes, a semeadura da Beterraba é mais vulnerável a doenças e pragas. O calor pode interferir na formação das raízes, provocando anéis claros que depreciam o produto na hora das vendas. Sob temperaturas elevadas, também aumenta o risco do ataque de doenças, como mancha da folha, podridão da raiz e ferrugem. Entre as pragas que mais acometem a hortaliça estão a lagarta-rosca e a vaquinha.

- Antes de adubar, faça análise do solo, seguida da calagem, se necessário. Em solos pobres, juntamente com o adubo químico, é bom adicionar boro e zinco. Aos 15 dias e 30 dias após a emergência das plântulas (ou transplante das mudas), pulverize com molibdato de sódio ou molibdato de amônio, misturados em água.

- Para a semeadura, mantenha espaçamento entre as linhas de 20 a 30 centímetros; no transplante ou após o raleio, a recomendação é manter de dez a 15 centímetros entre plantas. Para facilitar o cultivo inicial, o indicado é adquirir sementes descortiçadas já que passaram por um processo mecânico de quebra do glomérulo.

- A profundidade ideal para semear a Beterraba é de um a dois centímetros. Pode ser realizada em bandejas específicas, que são vendidas no varejo, ou diretamente no local definitivo. Após 20 dias, o transplante para o campo já pode ser feito. Outra opção é utilizar canteiros (sem alvenaria) com um a 1,2 metro de largura e de 20 a 30 centímetros de altura; entre um canteiro e outro, deve-se deixar um espaço de 40 a 50 centímetros. Neste caso, as mudas estarão prontas para o transplante depois de 20 a 30 dias após a semeadura. Para fortalecer a planta, faça o raleamento quando ela atingir cinco centímetros de altura.

- Não permita que o solo fique seco. para que isto não aconteça, irrigue-o com a frequência.

A colheita varia de acordo com a opção do plantio. No sistema de semeadura direta, a Beterraba pode ser colhida de 60 a 70 dias após o cultivo. Para mudas transplantadas, leva de 90 a 100 dias para começar a apanhar a hortaliça. Quando atingirem de seis a oito centímetros de diâmetro, as raízes estão no ponto de colheita.


Fontes: Hortamiga, nplantas, Portal do Jardim, Globo Rural, Globo Rural, Jardinaria, O Meu Jardim, Site Unimed, Frutas no Brasil, Saberes do Jardim, Vovó que ensinou, Horta em Casa, Como Fazer Tudo, Portal São Francisco.

Conheça os Cursos CPT da área Horticultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Rosimeire Araújo Fragoso

31 de mar. de 2024

Quero informações sobre o plantio de tomates e beterrabas

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de abr. de 2024

Olá, Rosimeire! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

WALDEMAR DA SILVA FERREIRA

7 de dez. de 2023

otimas orientacoes

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de dez. de 2023

Olá, Waldemar da Slva Ferreira! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Aly Camunga

22 de ago. de 2023

Gostaria que me enviasse mais informações sobre o plantio de beterraba

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de ago. de 2023

Olá, Aly Camunga! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Gonçalo

10 de jul. de 2022

Gostsi

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de ago. de 2022

Olá, Gonçalo!

Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso artigo!! Sempre buscamos produzir conteúdos relevantes para o nosso público.

Atenciosamente,

Equipe CPT

Rosimary de Fátima Rosa soares

18 de jul. de 2020

Quero fazer o curso estou fazendo uma horta e não entendo muito sobre!

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de jul. de 2020

Olá,Rosimary 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika Lopes

CLEVERTON RODRIGUES

19 de mar. de 2015

MUITO BOM

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de mar. de 2015

Olá, Cleverton!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado dos nossos cursos.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?