WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Descascamento químico de frutas: saiba mais sobre isso

O descascamento químico é o processo mais moderno e eficiente de descascamento para alguns tipos de frutas; ideal para deixar os frutos com melhor aspecto visual

Descascamento químico de frutas: saiba mais sobre isso   Artigos Cursos CPT

Descascamento químico é o processo mais moderno e eficiente de tirar a casca para alguns tipos de frutas, principalmente quando se deseja preparar doces em calda. Esse processo é ideal para deixar os frutos com melhor aspecto visual.

“Deve-se utilizar 1 a 2% de hidróxido de sódio, (do volume de água). O hidróxido de sódio é conhecido também como soda cáustica”, afirma Raimundo Camelo Mororó, professor do Curso CPT Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Doces e Geleias.

Como realizar o descascamento químico de frutas


Coloca-se a água no tacho, para ferver. Em seguida, adiciona-se de 1 a 2% de hidróxido de sódio na água. Deixa-se a água aquecer até atingir 90ºC. Quando a água atinge a temperatura indicada, colocam-se os frutos na solução, dentro de um cesto, onde devem ser mantidos por apenas um a dois minutos. Nesse período, as frutas adquirem uma coloração escura. Isso significa que a soda cáustica está agindo sobre a casca dos frutos, dissolvendo, mas mantendo a forma original do fruto, o que dá um bom visual ao produto. Depois desse período, retiram-se os frutos do tacho e faz-se uma boa lavagem, passando levemente as mãos sobre o fruto, até que se perceba que não há mais nenhum resíduo de soda e casca.

 

Atenção:


Para verificar se toda a soda foi eliminada da superfície dos frutos, faz-se o teste com fenolfetaleína, que é um eficiente indicador da presença de ácido ou base. Basta pingar uma gota do produto sobre alguns frutos. Se o líquido ficar vermelho, é sinal de que ainda há vestígios de soda cáustica. Caso fique incolor, significa que a fruta pode ser processada sem qualquer risco.

O rendimento das frutas vai ser diferente em função da variedade, da quantidade de polpa e do tamanho. Geralmente, quanto maior a fruta, maior o seu rendimento.

Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Vai fabricar doces e geleias? Conheça o Grau Brix
- Onde construir uma fábrica de geleia de frutas? Área urbana ou rural?
- Doces e geleias: embalagem e armazenamento

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Pequenas Indústrias.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?