WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Bartender, especialista em coquetéis, diversão e arte

Conheça um pouco do trabalho desse profissional e aprenda a fazer os drinks de maior sucesso nos bares

 

 O Barman precisa entender bastante sobre bebidas.

É bem comum que algumas pessoas criem uma verdadeira relação de amizade com os bartenders, já que elas vão aos bares para relaxar e se divertir. Assim, não é por acaso que esses profissionais, também chamados de barmans, têm ganhado cada vez mais espaço no mercado, sobretudo no ramo da hotelaria. A venda de bebidas e coquetéis é uma importante fonte de renda para os hotéis e de entretenimento para os hóspedes.

O termo barman vem do inglês e significa “homem do bar”. No caso das mulheres, existe a designação barwoman (“mulher do bar”). A origem da profissão é tão remota quanto o próprio ato de beber. No início da Idade Média, os proprietários das tavernas já serviam bebidas aos hóspedes. Desse tempo para cá, muito se evoluiu na produção de bebidas, como também no preparo e na mistura delas.

Desse modo, os bartenders ganharam não só o status de quem prepara coquetéis, como também o de serem os profissionais que possuem todo o conhecimento a respeito das bebidas, de ingredientes e de ferramentas. Muitos deles se especializam de tal forma que criam verdadeiros trabalhos artísticos, realizam malabarismos, pirofagia, tudo para entreter os clientes e se diferenciar no mercado.

Um bom bartender, além de conhecimento, precisa ter muita criatividade e imaginação. Apesar de parecer um pouco complicado preparar coquetéis, é possível dominar as técnicas necessárias e surpreender as pessoas.

 As mulheres também se destacam na profissão. Foto: Deviantart.

O trabalho do bartender

Um bartender pode trabalhar em diversos locais, como hotéis, restaurantes, cafés, pubs e outros diversos tipos de bares. Além de preparar e servir os coquetéis, ele também é o responsável por liderar os garçons e coordenar todo o serviço do local.

Mais do que um trabalho de misturar e servir bebidas, de acordo com o professor Heitor Magalhães, da Escola de Hotelaria e Turismo de São Paulo e coordenador do curso Treinamento de Bartender, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o serviço envolve organizar o estoque de bebidas, selecionar e supervisionar o pessoal, fazer escalas e cuidar de todos os equipamentos e utensílios.

O professor destaca também que o bartender é o encarregado de cuidar de toda a higiene do local e dos profissionais, assim como controlar todas as mercadorias que saírem no dia. Sendo assim, o trabalho dele envolve a coordenação de todas as atividades ligadas ao funcionamento do bar.

O bartender é quem lida diretamente com os clientes. Nesse caso, além de ter bastante conhecimento sobre os próprios coquetéis, ele precisa saber conversar com o público, ter um bom nível cultural e habilidade de comunicação. Também é importante saber falar pelo menos outro idioma, como o inglês, para atender os clientes estrangeiros, principalmente em bares de hotéis.

Drinks de sucesso

O profissional que trabalha em um bar precisa ter conhecimento e imaginação para criar novos coquetéis. Mas, ele também precisa saber preparar, com perfeição, aqueles que já fazem sucesso. A seguir, damos a receita de dois dos coquetéis mais pedidos nos bares.

 O mojito agrada por unir o azedinho do limão e o sabor do hortelã. Foto: Deviantart.

Mojito

O mojito é de origem caribenha, mas a receita já foi reinventada tantas vezes que se tornou tradicional no mundo inteiro. A receita é simples e agrada a quase todas as pessoas.

Ingredientes

1 dose de rum branco
2 ramos de hortelã
1 limão picado
1 colher de açúcar
½ copo de água com gás
Gelo picado a gosto

Modo de preparo

Em uma coqueteleira, amasse bem o hortelã. Adicione o limão e amasse mais um pouco. Acrescente os outros ingredientes, tampe e misture bem. Sirva em um copo de fundo grosso. Use rodelas de limão para decorar.

Sex on the beach

 O Sex on the beach é levemente adocicado e combina perfeitamente o sabor das frutas com o xarope de groselha. Foto: Deviantart.

É um dos drinks mais famosos no mundo inteiro. A origem dele, no entanto, é controversa. Uma das versões da história é de que ele foi criado acidentalmente por Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones. Outra é de que foi criada por um bartender na Flórida. Sabe-se ao certo apenas que ele foi difundido no início da década de 90, conquistando diversos fãs.

Ingredientes

1 dose de vodca
½ dose de licor de pêssego
1 dose de suco de laranja
7 gotas de xarope de groselha
Gelo picado a gosto

Modo de preparo

Coloque a vodca, o licor e o suco de laranja em uma coqueteleira e agite bastante. Coloque um pouco da groselha no fundo do copo ou da taça. Adicione a bebida no copo e coloque o restante da groselha por cima. Sirva com guarda-chuvas próprios para enfeitar coquetéis.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Jessica

20 de jun. de 2015

Gostaria de saber quanto fica o orçamento de coquitel sem álcool para 170 pessoas

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jun. de 2015

Olá, Jéssica!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que entre em contato com empresas especializadas em coquetéis na sua região.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!