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Aprenda a resolver problemas com colegas de trabalho

Conflitos são inevitáveis. Mas, é preciso saber resolvê-los da melhor forma possível

Funcionários em conflito

No mundo empresarial, o fator humano é imprescindível para determinar o sucesso de uma empresa. Por conta disso, ele precisa funcionar de forma harmônica, o que significa maior produtividade. Mas, as relações humanas podem, muitas vezes, gerar conflitos, que precisam ser resolvidos para que a empresa não saia prejudicada.

Hélvio Tadeu, professor do Curso a Distância CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 1, explica que um bom relacionamento entre funcionários reflete diretamente na produtividade deles. Qualquer relação pode gerar conflito, sendo essencial resolvê-lo da melhor forma possível.

Se você parar para pensar, a grande maioria dos trabalhadores passa a maior parte do seu tempo com seus colegas de trabalho do que com sua família e amigos. Isso faz com que, inevitavelmente, as relações se estreitem e que se criem laços entre os funcionários. Isso não é proibido, mas deve-se ter cautela nas relações interpessoais, para que os conflitos não possam prejudicar o trabalho desses funcionários.

O desafio de manter a boa convivência

O valor que se dá ao seu emprego e carreira pode, em alguns casos, ser deixado de lado por conta de algum conflito entre funcionários. Isso é explicável pelo ambiente de trabalho que, em muitos casos, é extremamente estressante e competitivo, o que acaba aflorando alguns pontos negativos em alguns colaboradores. Durante desavenças, é preciso, porém, tomar cuidado com palavras e atitudes para que a situação não tome um final extremamente negativo. Também não é possível evitar o seu “problema” até que ele desapareça. É preciso deixar o ego de lado e saber ouvir para que seja possível se relacionar com as outras pessoas de forma respeitosa.

A fofoca

Talvez esse seja um dos maiores problemas de “bastidores” nas empresas. Desabafar com algum colega sobre o comportamento de outro pode ser um alívio momentâneo, mas também pode criar uma “bola de neve” por conta das fofocas que isso pode gerar. Além disso, quem gostaria de trabalhar com uma pessoa que fala mal de todos os outros? Além de prejudicar sua imagem profissional, a fofoca que você faz também pode ajudar a desequilibrar a harmonia do ambiente onde você trabalha.

As soluções

Nunca deixe um conflito chegar em uma situação crítica. Sempre que houver algum problema, sente e tente resolvê-lo na base do diálogo. Mas, não converse tentando atacar seu colega, mas sim tentando chegar a um ponto satisfatório para os dois. Conforme dito acima, saiba ouvir o que ele tem a dizer e tente compreender também seus argumentos. Isso evitará que o problema se torne algo maior e que mal-entendidos sejam desfeitos. Em situações de conflito direto, mantenha a calma e espere a cabeça esfriar para poder resolvê-lo.

O diálogo

Em vez de apenas se queixar para o seu colega, adote um tom cordial e tente encontrar pontos em que os dois concordem para conseguir chegar a uma solução benéfica para todas as partes. Lembre-se que vocês, ainda que possuam diferenças, têm o mesmo objetivo, que é trabalhar para que a empresa cresça e vocês obtenham o tão esperado sucesso profissional. Então, não se deve deixar que uma simples diferença de pensamentos destrua a imagem que vocês levaram anos para construir ou prejudique a empresa da qual vocês tiram o seu sustento.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Gestão Empresarial:

Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 1
Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 2
Como Administrar Pequenas Empresas

Fonte: Ponto RH – pontorh.com.br
por Renato Rodrigues

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