A contabilidade consiste no processo sistemático e ordenado de registrar as alterações ocorridas no patrimônio de uma empresa. Todavia, a depender do usuário e do tipo de informação requerida, a contabilidade pode assumir diferentes formas, apresentadas como:
- Contabilidade financeira
Condicionada às imposições legais e requisitos fiscais.
- Contabilidade gerencial
Voltada à administração de empresas, não se condiciona às imposições legais, tem o objetivo de gerar informações úteis para a tomada de decisões.
- Contabilidade de custos
Voltada à análise dos gastos realizados pela empresa no decorrer de suas operações.
A Contabilidade de Custos pode ser definida como o processo ordenado de usar os princípios da contabilidade geral para registrar os custos de operação de um negócio. Dessa forma, com informações coletadas das operações e das vendas, a administração pode empregar os dados contábeis e financeiros para estabelecer os custos de produção e distribuição, unitários ou totais, para um ou para todos os produtos fabricados ou serviços prestados, além dos custos das outras diversas funções do negócio, com o objetivo de operar de forma racional, eficiente e lucrativa.
As funções básicas da contabilidade de custos devem buscar atender a três razões primárias:
- Determinação do lucro
Empregando dados originários dos registros convencionais contábeis, ou processando-os de maneira diferente, tornando-os mais úteis à administração.
- Controle das operações
E demais recursos produtivos, como os estoques, com a manutenção de padrões e orçamentos, comparações entre previsto e realizado.
- Tomada de decisões
o que envolve produção (o que, quanto, como e quando fabricar), formação de preços, escolha entre fabricação própria ou terceirizada).
Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Gestão Empresarial, elaborados pelo CPT
Saiba mais sobre a administração financeira de pequenas empresas, acessando os artigos abaixo:
Administração financeira - o planejamento e sua importância nas pequenas empresas
Administração financeira - análise de custos, preços e valores
Administração financeira - sistema de custos, como implantar?
Administração financeira - a importância da contabilidade de custos e despesas
Administração financeira - sistemas, formas e metodologias no controle e gestão dos custos
Por Silvana Teixeira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.