
A administração do tempo é uma arte que deve ser aprendida e praticada assim como aprendemos e praticamos outras artes, como cerâmica, pintura, dança, esportes, línguas, músicas, etc. Tudo o que se faz exige e consome tempo: ler um livro, assistir a um filme, participar de uma reunião, digitar uma carta, pensar, conversar, caminhar, almoçar, dormir e até mesmo não fazer nada.
O tempo é o recurso mais precioso que temos. Ele não pode ser poupado, recuperado, expandido: só pode ser usado. O resultado do recurso do tempo depende de quão bem ele é usado. Não há maneira de poupar o tempo. Só há maneira de gastá-lo melhor. E se você não souber administrar seu tempo, nada mais lhe será possível administrar.
Em geral, as pessoas mais realizadoras são as que têm maiores cuidados e preocupações com o tempo, pois elas percebem que o tempo é seu limite. Mas é preciso lembrar, aqui, que há uma grande diferença entre saber o que deve ser feito e fazê-lo. Conhecimento não basta. Administrar bem o tempo não significa trabalhar mais arduamente. Significa trabalhar mais inteligentemente.
Por Silvana Teixeira.
Conheça o Curso CPT Gerenciamento do Tempo.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.