WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Oratória, retórica e eloquência: sinônimas sim, iguais não!

Não é incomum o debate a respeito da diferença que existe entre oratória, retórica e eloquência. Os três termos podem ser usados como sinônimos sim, mas faz-se necessária a devida diferenciação

Falando em público

Não é incomum o debate a respeito da diferença que existe entre oratória, retórica e eloquência. Os três termos podem ser usados como sinônimos, sem nenhum problema, como apontam muitos dicionários. Porém, para melhor compreensão, faz-se necessária a devida diferenciação.

Oratória



Refere-se ao conjunto de técnicas, gestos, maneiras, formas de dizer, que podem ser adquiridas por intermédio de cursos, de leituras, de práticas. Ela é indispensável para quem almeja ser um grande comunicador.

Retórica



Refere-se à argumentação sólida do conteúdo, à associação e à disposição das ideias, à força da lógica, da dialética, que também se adquire com muita leitura, exigindo amplo e profundo conhecimento. É imprescindível, porque é ela que dá substância e impacto à comunicação.

Eloquência



Refere-se ao carisma, ao dom, à bela voz, à boa presença, à espirituosidade, à expressividade da alma de um indivíduo, que faz com que suas palavras tenham uma misteriosa sedução, um tremendo efeito.

Conheça o Curso a Distância CPT Como Falar em Público, em Livro+DVD e Cursos Online e demais Cursos a Distância CPT da  área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

 

Salvar

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!