
Não é incomum o debate a respeito da diferença que existe entre oratória, retórica e eloquência. Os três termos podem ser usados como sinônimos, sem nenhum problema, como apontam muitos dicionários. Porém, para melhor compreensão, faz-se necessária a devida diferenciação.
Oratória
Refere-se ao conjunto de técnicas, gestos, maneiras, formas de dizer, que podem ser adquiridas por intermédio de cursos, de leituras, de práticas. Ela é indispensável para quem almeja ser um grande comunicador.
Retórica
Refere-se à argumentação sólida do conteúdo, à associação e à disposição das ideias, à força da lógica, da dialética, que também se adquire com muita leitura, exigindo amplo e profundo conhecimento. É imprescindível, porque é ela que dá substância e impacto à comunicação.
Eloquência
Refere-se ao carisma, ao dom, à bela voz, à boa presença, à espirituosidade, à expressividade da alma de um indivíduo, que faz com que suas palavras tenham uma misteriosa sedução, um tremendo efeito.
Conheça o Curso a Distância CPT Como Falar em Público, em Livro+DVD e Cursos Online e demais Cursos a Distância CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.