
Em uma visão bem romântica e popular, para se entender de vez como se dá o envelhecimento temos de ouvir o nosso caprichoso mestre – o tempo. Nossa vida é composta de ciclos. No primeiro ciclo, primeiros 30 anos é como ver uma paisagem pela janela de um avião – tudo passa lentamente. No segundo ciclo, dos 30 aos 60 anos, é como ver a paisagem pela janela de um carro em alta velocidade – tudo passa freneticamente. No terceiro ciclo, após os 60 anos de vida, percebemos que este senhor – o tempo - nos conclama a olharmos para trás e a refletirmos sobre o turbilhão das coisas que nos acelerou e nos acalmou, sobre o que vivemos e fizemos, e que estão marcados na nossa face. "Sim, é a face que mostra a marca de todos os movimentos", afirma Renan Sallazar, professor do Curso a Distância CPT Capacitação de Cuidador de Idosos, em Livro+DVD e Curso Online.
É o momento de viver outro ciclo – o tempo de colher o que plantamos desde cedo na vida. E quem nos diz isto é a movimentação do que está por vir. O mesmo tempo que causou o desgaste arruma tudo. E, novamente, no quarto ciclo, somos interpelados pelo mesmo mestre, que não para - o tempo.
É hora de procurarmos saber como e por que nosso corpo muda com a idade. Essa indagação nos ajuda a desencorajar alterações nas funções das células, dos tecidos e órgãos que o debilitam. Esse conhecimento ajuda na tomada das medidas certas para interromper o desenvolvimento das chamadas vilãs do século XXI - obesidade, diabetes, hipercolesterolemia, hipertensão - e ainda das doenças oculares, deficiências do aparelho bucal, da pele, da cognição e outros, que são mais comuns com o avançar da idade.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.