WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O uso correto de adubos melhora a qualidade nutricional das plantas e dos animais

Existe a necessidade de determinar o melhor uso dos corretivos e fertilizantes, para o aumento da produção e da produtividade.

Utilizar os adubos de forma racional e eficiente contribui com a terra e com os alimentos que nela serão plantados.

A elevação da taxa de crescimento da população brasileira, exige o aumento da produção de alimentos. Porém, a produção agrícola no Brasil, sofre nos últimos anos com a escassez de terras com maior fertilidade. Assim, o processo produtivo de alimentos é obrigado a incorporar solos mais pobres e o uso cada vez mais acentuado de fertilizantes.

Além do desenvolvimento da produtividade agrícola, é importante levar em conta a qualidade nutricional dos alimentos que saem dos campos, pois são eles que irão para a mesa do consumidor. A maior parte das substâncias ligadas à qualidade nutricional dos alimentos é fixada geneticamente, mas há fatores externos que influenciam, como por exemplo a adubação.

O professor Júlio César L. Neves do Curso Aplicação Econômica de Adubos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, explica que existe a  necessidade de determinar o melhor uso dos corretivos e fertilizantes, para uma superior produção e produtividade agrícola, ou seja, utiliza-los de forma racional e eficiente contribui com a terra e com os alimentos que nela serão plantados.

A fertilização dos solos, quando feita de forma adequada, influencia de forma positiva na qualidade nutricional dos alimentos, além de aumentar a produtividade e a resistência das culturas a estresses de origem climática, biológicos, do solo, entre outros.

A adubação equilibrada beneficia também a pastagem, pois as plantas forrageiras fornecem proteínas, carboidratos e gorduras, necessários para o crescimento do animal. A interação entre adubação e a qualidade nutricional das plantas e animais é enorme. O fósforo, o enxofre, o magnésio, o cálcio, o potássio e o sódio são fornecidos como aditivos, mas a suplementação de minerais na adubação permite que a forragem forneça a maior parte dos elementos necessários para a produção animal, não apenas para o crescimento vegetal.

Por: Virgínia Maria de Araújo

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?