
Essa é uma das atividades que mais cresce no Brasil, atingindo níveis de desenvolvimento de 30% ao ano.
Pesquisas sobre o turismo rural no ano de 2010 apontam que essa modalidade turística é uma das atividades que mais cresce no Brasil, atingindo níveis de desenvolvimento de 30% ao ano. O país ocupa o quarto lugar no ranking mundial, perdendo apenas para Espanha, Portugal e Argentina.
De acordo com os dados, São Paulo é o estado brasileiro que oferece maior atratividade. O número de municípios com destinos rurais está em expansão, e atualmente conta com 122 locais. Porém, novos destinos estão sendo descobertos na região Nordeste, principalmente no Rio Grande do Norte e no Piauí.
O turista, nesse tipo de passeio, deixa de ser mero expectador e passa a ser protagonista, vivenciando novas experiências. O professor Fábio M. Hosken, no curso Como Implantar o Turismo Rural em sua Fazenda, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, comenta que “essa modalidade turística atende a uma clientela atraída pela produção e consumo de bens e serviços no ambiente rural produtivo. É um conceito múltiplo de um turismo integrado com a natureza, com a maneira de viver da gente do campo, com a aventura e com a região em que ele acontece”.
O turismo rural é também uma oportunidade de agregar valor socioeconômico e cultural a pequenas propriedades rurais, além de abrir as portas para a comercialização dos produtos produzidos nas mesmas.
“É um negócio que proporciona produtividade às propriedades, além de gerar empregos à população local. Também desperta a consciência e compreensão ecológicas. Corresponde a uma forma de lazer saudável, com consciência ambiental, na qual valores culturais e regionais são resgatados e valorizados. Um negócio propício para um país como o Brasil, que possui grande extensão territorial, diversidade cultural e um número considerável de fazendas”, acrescenta o professor Hosken, consultor do Sebrae em turismo rural.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.