
O turismo rural é um segmento do turismo, que, conceitualmente, de acordo com o Ministério do Turismo, pode ser entendido como o conjunto das atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, sempre empenhadas em valorizar a produção agropecuária e agregar valor aos serviços e produtos do campo, resgatando, assim, a importância cultural e natural da localidade.
“Ao se tratar de turismo rural, é preciso lembrar que o seu desenvolvimento deve estar sempre comprometido com a convivência harmoniosa das práticas agrícolas e com o modo de vida local. Isso porque é uma proposta de respeito às nossas raízes, principalmente, nos tempos atuais, quando muito se fala - e começa a ser feito – algo pelo meio ambiente”, afirma Fábio Morais Hosken, professor do Curso a Distância CPT Como Implantar o Turismo Rural em sua Fazenda, em Livro+DVD e Curso Online.
Descrever essa modalidade de turismo é também confrontar duas realidades distintas, campo e cidade. É possível observar que, com o corre-corre diário nas cidades grandes, pensar em um final de semana de descanso e tranquilidade e em contato com a natureza é uma possibilidade agradável. “A busca por melhor qualidade de vida tem levado as pessoas a se deslocarem para o campo para recuperar as energias”, afirma o especialista.
O turismo rural pode ser visto como importante vetor de desenvolvimento sustentável, desde que suas premissas conceituais sejam efetivamente seguidas. Porém, paradoxalmente, seu sucesso é um dos principais problemas potenciais para a sustentabilidade dos destinos turísticos. “Se empreendido de forma não-planejada, o crescimento resultante do sucesso pode descaracterizá-lo em prol de ampliações, profissionalização demasiada, o que poderia impactar negativamente o ambiente natural, excluir a comunidade local e desfigurar o contexto da ruralidade”, finaliza Fábio.
...
* Prof. Fábio Morais Hosken é Doutor em Zootecnia na Área de Produção Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Zootecnia pela UFMG. Pós-graduação em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Pós-graduação em Ecoturismo pela UFLA. Pós-graduação em Pecuária Leiteira pela ReHAgro – Newton Paiva. Pós-graduação em Indigenismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília - UNB. Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Principais áreas: administração rural, ecoturismo, desenvolvimento sustentável, criação de animais silvestres e turismo rural.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Turismo Rural e Ecológico.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.