
Safáris de aves, competições esportivas em regiões naturais, caminhadas pela natureza, trilhas, entre outras, estão se tornando sensações turísticas.
As raízes do ecoturismo encontram-se na natureza e no turismo ao ar livre. Nessa atividade, que está tornando a indústria de viagens mais sensível ao meio ambiente, as áreas naturais, em particular as unidades de conservação, juntamente com os elementos culturais existentes, constituem as grandes atrações.
Segundo o professor Fábio M. Hosken, no curso Ecoturismo – Diagnóstico, Planejamento e Elaboração, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o ecoturismo é um componente essencial para o desenvolvimento sustentável e requer uma abordagem multidisciplinar, planejamento cuidadoso, tanto físico como gerencial, além de diretrizes e regulamentos rígidos, que garantam um funcionamento estável do empreendimento”.
Do ponto de vista mercadológico, o ecoturismo é um segmento que tem crescido em ritmo considerável, ao longo dos anos. Os visitantes estão se voltando, cada vez mais, para excursões como safáris de aves, competições esportivas em regiões naturais, caminhadas pela natureza, trilhas, entre outras.
“O objetivo do turismo ecológico, é ser sustentável. Para isso, promove o desenvolvimento equilibrado, atuando de forma igualitária com todos os setores envolvidos no processo turístico, não sobrecarregando nenhum recurso que possa se exaurir ou se degradar com o uso desordenado”, complementa o professor, consultor em turismo rural do Sebrae-MG.
Além disso, o turismo ambiental melhora a qualidade de vida das comunidades locais, pois atua em parceria com as mesmas, e mantém a qualidade do meio ambiente, atuando dentro dos limites de mudanças aceitáveis para a utilização de cada recurso.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.