WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Tosador embeleza pelagens e as deixa impecáveis

É preciso ter um mínimo de conhecimento do padrão das raças para não cometer erros

O tosador precisa gostar de animais e conhecer as características das raças.

Tosar é muito mais que usar máquina e tesoura. Para embelezar os animais, é preciso também saber dar banho, secar, retirar os possíveis nós, escovar os pelos de maneira adequada, cortar as unhas, limpar os ouvidos e reconhecer quando o pelo e a pele, ou os ouvidos do animal, não estão saudáveis.

O embelezamento se completa com outras atividades, como o corte das unhas, sem machucá-las, a limpeza do cerume e retirada dos pelos internos dos ouvidos e o esvaziamento da glândula anal, que causa um odor forte.

O bom tosador deve conhecer a influência da alimentação e das doenças no viço da pelagem; saber identificar problemas de pele para não contaminar outros animais e tratar eventuais feridas. Também deve conhecer termos técnicos e suas aplicações no dia a dia em conjunto com o médico veterinário, garantindo, assim, um tratamento estético que vai além das expectativas de qualquer proprietário.

Segundo a professora Dr. Maria Helena Ferreira de Azevedo, no curso Banho e Tosa em Cães, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o futuro tosador precisa ter algumas características básicas. “Ser muito paciente; ser enérgico, sem agressividade; e  gostar muito de animais. Além disso, precisa  ter consciência de que só é um fiscal do animal. Ao verificar qualquer anormalidade, essa deve ser reportada ao médico veterinário, que fará a administração de medicamentos”, comenta a professora, tosadora há mais de 15 anos.

Vale ressaltar também os cuidados aos gatos, que incluem secagem, corte de unhas, limpeza de ouvidos e remoção de pelos mortos, importantes para evitar que sejam engolidos. Isso porque, ao se lamberem, ingerem certa quantidade de pelos, que se acumulam no estômago, as bolas de pelos, obstruindo-o e provocando vômito.

Curso CPT - Banho e Tosa em Cães

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?