
A soja continua sendo o principal produto agropecuário brasileiro, e este ano teve a produção e a área ampliada. Foto: Deviantart.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) em 2012. Segundo o estudo, a safra nacional de alimentos deve atingir o volume de 164,5 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 2,8% em relação a 2011, que foi de 160,1 milhões de toneladas.
Além da produção, houve um aumento na área plantada, que cresceu 1,6%. O arroz, a soja e o milho juntos representam 91,3% da produção de leguminosas, cereais e oleaginosas e ocupam 85,1% da área plantada. Em relação à safra anterior, enquanto o milho e a soja tiveram, respectivamente, um aumento na área plantada de 11,1% e 3,8%, a área plantada com arroz teve uma redução de 13,4%.
Foram estudados 26 produtos, entre cereais, oleaginosas e leguminosas. Dos produtos selecionados, o amendoim em casca de primeira safra, a aveia em grão, o café em grão – arábica, café em grão – canefora tiveram um aumento considerável na produção, com 25,6%, 12,8%, 16,1% e 8,5%, respectivamente.
Outros produtos tiveram uma queda na produção. Entre eles, estão: mamona em baga (-61,5%), feijão em grão 1ª. safra (-36,7%), amendoim em casca 2ª. safra (-29,8%), arroz em casca (-14,9%) e o trigo em grão (-13,8%). Alguns produtos, como o feijão e o amendoim, tiveram queda em uma safra, mas conseguiram se recuperar na seguinte.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.