
O Brasil é um país muito privilegiado na criação de aves, pois o clima favorece a reprodução da maioria das espécies. São encontradas aqui aproximadamente 1.600 das mais de 2.900 catalogadas na América do Sul.
Dentre elas, temos as exóticas, das quais pode-se destacar o pavão, que encanta pela rara beleza. Sua cauda aberta chama a atenção pelas cores e formas. Por possuir uma carne muito dura, é criado exclusivamente para fins ornamentais.
As principais espécies são originárias da Índia, da Malásia e do Congo. O pavão do Congo é o mais difícil de ser encontrado no Brasil. O indiano, também conhecido como pavão real, é o mais difundido no mundo. Possui as variedades branco, azul e ombros negros. O pavão verde, também conhecido como gigante, por ser o maior dos pavões, é originário da Malásia.
A diferença sexual dessas aves é muito evidente. O macho possui um exuberante leque, o qual utiliza para conquistar a fêmea para a reprodução. No pavão adulto, ele pode chegar a medir dois metros e meio de diâmetro e possuir em torno de 200 penas de diferentes tamanhos.
De acordo com o professor João Batista de Oliveira, no curso Criação de Pavões, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, também zootecnista, “essas aves geralmente são adquiridas por pessoas que tem sítios, chácaras ou fazendas, a fim de ornamentar a propriedade. Para esses clientes, os pavões são comercializados principalmente em casais. O produtor que deseja iniciar uma criação, também é comprador em potencial. Esse irá adquirir machos e fêmeas em proporções adequadas à reprodução”.
Além da comercialização das aves, outra possibilidade é a venda das penas, que são utilizadas para decoração, na confecção de fantasias e em trabalhos artesanais. Elas caem naturalmente na época da muda, no mês de dezembro, após a postura das fêmeas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Paulo
30 de nov. de 2012Oi, gostaria de saber como diferenciar o pavão macho da fêmea, quando filhotes?

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de dez. de 2012Olá, Paulo!
Ficamos felizes por sua visita e comentário em nosso site.
O sexo dos pavões só podem ser diferenciados após oito meses de vida.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos