WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Novas portarias do Mapa orientam sobre o plantio de girassol, milho e sorgo

Estudo indica as melhores áreas para cultivo dos grãos em todo o país

 

 O girassol se adapta bem aos climas temperado, tropical e subtropical. Foto: Deviantart.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou o zoneamento agrícola com as características climáticas ideais para o cultivo de girassol em sete estados, do milho em 17 regiões diferentes e do sorgo em outros sete estados. O levantamento é válido para a safra 2012/2013.

Segundo o estudo, para a produção de milho, o agricultor deve prestar atenção à fase de formação do pendão e enchimento do grão, que precisa de muita água. Sendo assim, nessa fase, qualquer alteração climática brusca, como seca prolongada, chuvas em excesso ou geadas podem gerar impacto sobre a produção.

Já o sorgo é uma planta tropical de dias curtos e com alta taxa de fotossíntese. Por isso, precisa de clima quente para aproveitar todo o potencial produtivo. A maioria das cultivares pede temperaturas acima de 21°C para se desenvolver, não suportando temperaturas acima dos 16°C e superiores a 38°C. Mas, isso depende de cada variedade.

O sorgo é bem resistente à seca, mas é preciso ficar atento aos períodos de florescimento e enchimento dos grãos, pois a falta d'água pode reduzir a produtividade nessas fases.

O girassol, por sua vez, desenvolve-se bem em locais de clima temperado, tropical e subtropical, e é pouco influenciado pelas variações de latitude e altitude. No entanto, temperaturas muito baixas podem atrasar o ciclo, aumentando o tempo para floração e maturação. Com o excesso de umidade, é preciso ter cuidado com doenças fúngicas.

Além disso, é importante ter cuidado com a falta d'água. Apesar de ser bem resistente ao estresse hídrico, a deficiência na fase de formação do capítulo até o começo do florescimento pode afetar o rendimento dos grãos. Já no período de formação dos aquênios, a falta d'água pode afetar o teor de óleo.

De acordo com o coordenador geral do zoneamento, Gustavo Bracale, o Mapa pretende identificar os municípios mais apropriados e os períodos com menos riscos climáticos para as semeaduras para o cultivo desses grãos em todos os estados brasileiros.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?