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Mercado de joias lança novidade: noivos fabricam sua aliança

O preparo do anel que será oferecido no dia do matrimônio é acompanhado com champanhe, frutas, doces e muito carinho entre o casal

O atelier precisa instigar os sentimentos que envolvem o símbolo concreto de amor, união e compromisso.

Para se estabelecer no mercado e garantir sucesso, um mandamento é ter criatividade para driblar a concorrência.  Em São Paulo, joalherias tem inovado organizando o “Dia da Aliança”. Na data marcada, a oficina recebe casais que confeccionarão sua própria aliança.

O preparo do anel que será oferecido no dia do matrimônio é acompanhado com champanhe, frutas, doces e muito carinho entre o casal. A proposta é que o dia seja especial, único e muito romântico, por isso os detalhes são essenciais. O atelier precisa entrar no clima e instigar todos os sentimentos que envolvem o símbolo concreto de amor, união e compromisso.

A experiência de colocar a mão na massa e ser ourives por um dia é uma novidade nesse setor, mas já foi experimentado com sucesso em outros ramos de negócio. A loja estabelecida em shoppings americanos "Build a Bear" é um exemplo. A criança participa de todo o processo de elaboração de seu bicho de pelúcia, desde do enchimento com a espuma até a escolha da roupa e do nome. O faturamento da loja superou todas as expectativas.

A essência dessa estratégia comercial é tornar o momento uma experiência tão fantástica que se transforma em algo que não se compra e muito menos se vende: as lembranças. O negócio de fazer joias personalizadas atrai outros tipos de clientes, como pais que desejam fabricar um presente para os filhos que estão formando, para o primeiro ano do bebê e para as moças que completam 15 anos. Os casais que comemoram bodas de pratas também são clientes em potencial.

Para o professor e ourives Ailton Batista Lopes, no curso Ourives – Fabricação e Reparo de Joias, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “as joias artesanais tem o seu lugar garantido, por mais que surjam novidades no mundo da moda. As tendências variam de estação para estação, é o talento do ourives que vai determinar a criação de peças mais atraentes”.

Montar o próprio negócio e entrar nesse mercado de luxo requer baixo investimento. É necessário uma bancada e algumas ferramentas, que ficam em torno de R$ 4 mil. O segmento de joalheria oferece uma ótima margem de lucro e um retorno rápido.

Por: Ariádine Morgan

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