Existem vários tipos de tosa. A mais utilizada em animais domésticos é a grooming. A tosa trimming é usada para exposição, e ainda podem ser feitas as tosas higiênicas, na máquina, na tesoura e da raça. Para que uma tosagem seja realizada com qualidade é muito importante a escolha de bons produtos e a manutenção dos equipamentos.
Máquinas e lâminas, por exemplo, devem ser refriadas de forma gradativa e de duas a três vezes por semana, recomenda-se abri-las para a retirada do excesso de pelos e lubrificação. Esse cuidado também aumenta o tempo de vida útil das ferramentas. Um destaque que a professora Drª Maria Helena Ferreira de Azedo dá no curso Banho e Tosa em Cães, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é com relação ao uso de desinfetantes nas máquinas. “Os brasileiros pecam por comprar e aplicar uma quantidade pequena de produtos de desinfecção. Eles devem ser usados em todos os equipamentos utilizados na tosquia dos cães, evitando a transmissão de doenças”.
As orientações da professora, no curso, para os primeiros passos da tosa em qualquer raça são: “primeiro limpe as orelhas, arrancando os pelos de dentro delas. Corte as unhas e desembarace os pelos. Depois é a hora do banho e da secagem. Em seguida, apare a área em volta do ânus até dois centímetros, faça a tosa higiênica e corte o pelo entre as almofadas dos pés”.
No caso do Scottish Terrier, deixa-se um chumaço de pelos nos cantos internos frontais das orelhas. Ele deve ser banhado e tratado entre seis e oito semanas. “As orelhas devem ser limpas semanalmente e as unhas precisam ser verificadas mensalmente”, indica a professora Maria Helena.
Para a raça Yorshire as dicas são: limpar as orelhas semanalmente e escovar o pelo três vezes por semana, para mantê-lo limpo e livre de nós. O banho e o tratamento completo devem ser feitos mensalmente. A tosa da raça Fox Terrier começa nas orelhas. Nos cantos das mesmas deve ser usado a tesoura para dar uma aparência bem mais caprichada. Uma característica da tosa dessa raça são as bochechadas livres das áreas fofas. Para isso, apare os lados da face com a tesoura até que os pelos fiquem deitados e planos. Eles devem ficar mais longos na direção dos olhos.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Ernani Wagner Rocha
11 de jun. de 2013Quero saber se me enviam o curso para Portugal ?

Resposta do Portal Cursos CPT
12 de jun. de 2013Olá, Ernani!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

elaine
12 de mar. de 2013Adorei as dicas se puderem me mandar mais dicas adoraria. Grata!

Resposta do Portal Cursos CPT
13 de mar. de 2013Olá, Elaine!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Para mais informações cadastramos seu e-mail em nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

elaine
7 de jan. de 2013Avise-me quando vocês tiverem mais noticias sobre tosa de cães pequenos e grande portes.

Resposta do Portal Cursos CPT
8 de jan. de 2013Olá, Elaine!
Ficamos felizes por sua visita e comentário em nosso site.
Para mais informações a respeito de sua área de interesse cadastramos o seu e-mail em nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Atília Lopes
31 de jul. de 2012Boa tarde Gostaria de saber qual a periodicidade que se deve tosquiar um cão de raça Fox Terrier? Obrigado! Atília Lopes

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de ago. de 2012Olá, Atília!
Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.
O cão da raça Fox Terrier Pelo Duro deve ser tosado a cada seis semanas. E o Fox Terrier Pelo Liso, de quatro a seis semanas.
As orelhas dos cães de ambas raças devem ser limpas semanalmente.
Continue acessando nosso portal para se manter sempre atualizada em sua área de interesse.
Atenciosamente,
Natália Parzanini