WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Diagnóstico do potencial ecoturístico

É importante conhecer a geografia da região

 

É preciso identificar os atrativos naturais. Foto: Stock Images Free

Quais fatores determinam condições favoráveis ao ecoturismo? Como identificar o potencial turístico de um local? Antes de iniciar uma atividade ecoturística, é preciso avaliar quais são e onde estão os atrativos naturais. É importante também verificar a acessibilidade a esses pontos.

Para obter um diagnóstico exato e embasado em conhecimentos seguros, recomendam-se o uso de material de estudo confiável e a procura por consultoria de profissionais competentes. Além disso, converse com quem já atua nesse segmento do setor de turismo, pois eles repassarão o que aprenderam com a experiência.

Quanto aos investimentos iniciais, "comparando as atrações oferecidas pela natureza com as atrações de outras modalidades de turismo, percebemos que a demanda por investimento no ecoturismo é menor", informam os especialistas da área e professores do curso Ecoturismo – Diagnóstico, Planejamento e Operação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Isso acontece porque quase sempre grande parte dos custos se referem à estrutura que atenderá aos turistas e à proteção do meio ambiente. Os materiais utilizados para isso, geralmente, são rústicos, o que reduz os valores.

Os especialistas do curso CPT orientam também a respeito das características naturais de cada região. Elas formarão o mix de atrativos, sendo assim, é interessante também estudar a geografia local. Na região Sudeste, por exemplo, "os maciços remanescentes da mata atlântica são uma atração de grande valor, por causa da raridade e do valor ecológico. Já no Nordeste a vegetação e a fauna da caatinga apresentam particularidades que exercem grande fascínio na maioria das pessoas", acrescentam.

Outro aspecto fundamental no diagnóstico ou mesmo no planejamento, é a verificação do suporte legal para a implementação da atividade ecoturística. Além de pesquisar as leis praticadas pelos órgãos públicos de proteção ambiental da região, é necessário conhecer as Diretrizes para Política Nacional de Ecoturismo.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Luciane Gorgulho

27 de mar. de 2021

Gostaria de informações sobre o curso a distância

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de abr. de 2021

Olá, Luciane

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?