WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Diagnóstico do potencial ecoturístico

É importante conhecer a geografia da região

 

É preciso identificar os atrativos naturais. Foto: Stock Images Free

Quais fatores determinam condições favoráveis ao ecoturismo? Como identificar o potencial turístico de um local? Antes de iniciar uma atividade ecoturística, é preciso avaliar quais são e onde estão os atrativos naturais. É importante também verificar a acessibilidade a esses pontos.

Para obter um diagnóstico exato e embasado em conhecimentos seguros, recomendam-se o uso de material de estudo confiável e a procura por consultoria de profissionais competentes. Além disso, converse com quem já atua nesse segmento do setor de turismo, pois eles repassarão o que aprenderam com a experiência.

Quanto aos investimentos iniciais, "comparando as atrações oferecidas pela natureza com as atrações de outras modalidades de turismo, percebemos que a demanda por investimento no ecoturismo é menor", informam os especialistas da área e professores do curso Ecoturismo – Diagnóstico, Planejamento e Operação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Isso acontece porque quase sempre grande parte dos custos se referem à estrutura que atenderá aos turistas e à proteção do meio ambiente. Os materiais utilizados para isso, geralmente, são rústicos, o que reduz os valores.

Os especialistas do curso CPT orientam também a respeito das características naturais de cada região. Elas formarão o mix de atrativos, sendo assim, é interessante também estudar a geografia local. Na região Sudeste, por exemplo, "os maciços remanescentes da mata atlântica são uma atração de grande valor, por causa da raridade e do valor ecológico. Já no Nordeste a vegetação e a fauna da caatinga apresentam particularidades que exercem grande fascínio na maioria das pessoas", acrescentam.

Outro aspecto fundamental no diagnóstico ou mesmo no planejamento, é a verificação do suporte legal para a implementação da atividade ecoturística. Além de pesquisar as leis praticadas pelos órgãos públicos de proteção ambiental da região, é necessário conhecer as Diretrizes para Política Nacional de Ecoturismo.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!