Um cuidado especial deve ser tomado na hora de comprar as matrizes. O professor Renato Azevedo do Curso CPT de Criação de Periquitos Australianos, diz que “devem ser observadas as pernas, pés, a região ao redor do bico e as narinas, que precisam estar completamente limpas e lisas, livres de qualquer infestação”.
Os periquitos têm constituição robusta e apresentam criação muito fácil, pois são pouco sujeitos a doenças. O momento ideal para serem adquiridos é após terem sido ''desmamados'', ou até mesmo antes, desde que se substitua a alimentação da mãe por alimento artificial. Isso é importante para que a ave adquira contato íntimo com seu dono, tornando-se mais mansa. Assim, poderá até ficar solta pela casa.
Existem, basicamente, duas formas distintas utilizadas para a reprodução do periquito-australiano. A primeira seria a criação em colônia, onde vários casais dividem o mesmo viveiro, simulando as condições naturais. Outra é a criação em gaiolas, onde cada casal ocupa uma delas separadamente.
Controle sanitário e alimentação corretos mantêm o criadouro livre de infeções e doenças. Por isso, a limpeza das gaiolas deve ser diária. Dê preferência àquelas que têm fundo falso, com a grade removível. Deve haver um espaço de cerca de 2 cm, entre esse e a bandeja, para que as aves não pisem diretamente sobre as fezes e as ingira. Sobre as bandejas, coloque uma folha de papel absorvente.
“Faça a limpeza dos poleiros no intervalo máximo de 15 dias. Uma boa sugestão é que o criador tenha o dobro do número de poleiros para que, quando acontecer a troca, outros, limpos e secos, estejam disponíveis”, comenta o professor.
Como seus parentes próximos, os papagaios, periquitos-australianos podem aprender a falar. Na Inglaterra, existe um concurso anual de aves que falam e esses periquitos já venceram o prêmio máximo algumas vezes. Eles são imitadores naturais e, se deixados sozinhos, imitarão quaisquer sons que ouvirem.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Criações.
Por Equipe CPT de Redação.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Jailton
7 de abr. de 2022Sobre criação de periquito

Resposta do Portal Cursos CPT
26 de abr. de 2022Olá, Jailton ! Como vai?
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
A empresa CPT trabalha com cursos de capacitação profissional 100% online
No link a seguir você também encontra informações sobre os cursos da empresa... https://www.cpt.com.br/cursos-aves-exoticas/criacao-de-periquitos-australianos
Você pode ligar na central de atendimento no número (31)3899-7000 ou informar seu número de telefone ou WhatsApp aqui nos comentários que uma de nossas consultoras entrará em contato.
Abraços!!
Karina Theodoro

Millene Corrêa
8 de mai. de 2013AI QUE FOFOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!

Charles
9 de ago. de 2012Adorei. Adoro periquitos e canarinhos. E também queria saber como ensinar eles a falar? Agradeceria muito se pude-se me responder. Tchau! Adorei essa matéria, aprendi muita coisa.

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de set. de 2012
Olá, Charles!
Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.
Os periquitos australianos, assim como os papagaios, seus parentes próximos, podem aprender a falar. Na Inglaterra, existe um concurso anual de aves que falam, o periquito australiano já venceu o prêmio máximo algumas vezes.
Eles são imitadores naturais. Se deixados sozinhos, longe da companhia de outros periquitos, eles imitarão quaisquer sons que ouvirem.
Com muita paciência, é possível ensinar um periquito a falar. Primeiramente, deve-se dar um nome curto ao periquito. Uma palavra que ele possa repetir facilmente. Sempre que se dirigir ao animal, chame-o pelo nome. A partir daí, comece por insistir em pequenas frases ou palavras mais fáceis como um "olá!".
Deve-se ter em mente que nem sempre se consegue o êxito desejado. Por isso, nunca deixe de ter uma relação alegre com o seu periquito apenas por este fato.
Para saber mais sobre a criação dessa bela ave, conheça o curso Criação de Periquitos Australianos, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
O artigo Aves exóticas, como os Periquitos Australianos, são animais de estimação muito populares em todo o mundo, pode ser de seu interesse.
Atenciosamente,
Natália Parzanini

Felipe
22 de mai. de 2012Tenho uma curiosidade... Quanto tempo depois que eles nascem eles já começam a enxergar?

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de jun. de 2012Olá, Felipe!
Os periquitos abrem os olhos no sexto dia de vida. Para saber mais informações sobre a criação de periquitos o CPT possui o Curso Criação de Periquitos Australianos.
O curso aborda assuntos como: como adquirir periquitos; tipos de gaiolas e equipamentos; nutrição; criação e manejo; comercialização e mais.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

erika
22 de mar. de 2012Adoro periquitos, inclusive já tive quatro e dois morreram. Agora estou com um casal que se chama Tob e Tina. bjosss gostei muito

Resposta do Portal Cursos CPT
2 de abr. de 2012Bom dia, Erika!
Periquitos são animais muito dóceis mesmo.
Ficamos felizes em saber que você gostou da matéria e que também admira esses animais.
Camila Guimarães Ribeiro