
Com cantos e cores diversas, os afinados e plumados precisam de cuidados especiais. Muitos optam por criar pássaros em vez de gatos e cães como animais domésticos. Também há aqueles que fazem desse manejo um negócio de primeira. Como no trato de qualquer animal, deve-se primar pela nutrição, condições adequadas de higiene das gaiolas, bebedouros e controle da temperatura.
De acordo com a médica veterinária, Isabella Vincoletto, conhecer bem os hábitos do pássaro e ler a respeito da espécie, fazer cursos e investir em treinamentos pode ajudar o dono a identificar alterações durante a criação. “É importante ressaltar que os donos devem estar atentos a algumas alterações, principalmente nas penas e no canto, além do temperamento e apetite das aves”, afirma Isabella.
Os nutrientes básicos de uma alimentação completa e balanceada são água, carboidratos, minerais, proteínas, gorduras e vitaminas. De acordo com o professor Paul Richard Wolfensberger, no curso Os Segredos da Criação e Comercialização de Agapornis, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “os componentes de uma ração podem ser ou não essenciais. Dos nutrientes essenciais, a água é o único que deve ser ministrado separadamente, e de forma contínua”.
O professor, tetracampeão mundial na criação de Agapornis, lembra que no caso dessas aves, o hábito alimentar de comer frutas e verduras deve ser sempre evitado, por serem indigestas. Já os legumes, principalmente a beterraba, a cenoura, o milho verde e outros, devem ser inseridos na alimentação, sempre em doses bem pequenas, por exemplo, um quinto de milho/ave ou um terço de cenoura/casal.
O uso de sementes balanceadas ou farinhadas de boa qualidade é importante para a saúde dos pássaros, porém deve-se ter o cuidado de fazer uso de produtos formulados com vitaminas, aminoácidos e minerais, para a construção e manutenção das estruturas orgânicas do animal, de forma que, na criação, seja atingido o máximo do potencial genético.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.