WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cuidados com nutrientes para alimentação balanceada de aves exóticas

Conhecer bem os hábitos do pássaro, ler a respeito da espécie, fazer cursos e investir em treinamentos pode ajudar o dono a identificar alterações durante a criação

 

Os nutrientes básicos de uma alimentação balanceada são água, carboidratos, minerais, proteínas, gorduras e vitaminas.

 

Com cantos e cores diversas, os afinados e plumados precisam de cuidados especiais. Muitos optam por criar pássaros em vez de gatos e cães como animais domésticos. Também há aqueles que fazem desse manejo um negócio de primeira. Como no trato de qualquer animal, deve-se primar pela nutrição, condições adequadas de higiene das gaiolas, bebedouros e controle da temperatura.

De acordo com a médica veterinária, Isabella Vincoletto, conhecer bem os hábitos do pássaro e ler a respeito da espécie, fazer cursos e investir em treinamentos  pode ajudar o dono a identificar alterações durante a criação. “É importante ressaltar que os donos devem estar atentos a algumas alterações, principalmente nas penas e no canto, além do temperamento e apetite das aves”, afirma Isabella.

Os nutrientes básicos de uma alimentação completa e balanceada são água, carboidratos, minerais, proteínas, gorduras e vitaminas. De acordo com o professor Paul Richard Wolfensberger, no curso Os Segredos da Criação e Comercialização de Agapornis, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “os componentes de uma ração podem ser ou não essenciais. Dos nutrientes essenciais, a água é o único que deve ser ministrado separadamente, e de forma contínua”.

O professor, tetracampeão mundial na criação de Agapornis, lembra que no caso dessas aves, o hábito alimentar de comer frutas e verduras deve ser sempre evitado, por serem indigestas. Já os legumes, principalmente a beterraba, a cenoura, o milho verde e outros, devem ser inseridos na alimentação, sempre em doses bem pequenas, por exemplo, um quinto de milho/ave ou um terço de cenoura/casal.

O uso de sementes balanceadas ou farinhadas de boa qualidade é importante para a saúde dos pássaros, porém deve-se ter o cuidado de fazer uso de produtos formulados com vitaminas, aminoácidos e minerais, para a construção e manutenção das estruturas orgânicas do animal, de forma que, na criação, seja atingido o máximo do potencial genético.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?