
Especialistas consideram a combinação cacau, açúcar e leite existente no chocolate equilibrada. Foto: Stock.XCHNG
Você sabia que o chocolate já se chamou "theobroma"? Já ouviu dizer que os suíços foram os primeiros a fabricar o chocolate ao leite? Há muitos fatos interessantes a respeito desse alimento. Uma iguaria originária das Américas e que conquistou o mundo. Conheça melhor o chocolate. Saiba um pouco de sua história, de como é feito e de sua importância para a nossa saúde.
O alimento dos deuses
"Theobroma", a palavra grega que significa bebida dos deuses foi o primeiro nome dado ao chocolate. Já os povos primitivos do Golfo do México o chamavam de "tchocolatl" e são apontados pela maioria dos historiadores como os descobridores desse alimento. Mas, parece que a versão mexicana da receita não agradou plenamente os paladares dos colonizadores europeus, pois o "tchocolatl" tratava-se de uma bebida fria, gordurosa, amarga, que levava pimenta e outros temperos fortes.
Sendo assim, quando a novidade aportou no Velho Continente, os europeus acrescentaram açúcar e aroma da baunilha ao chocolate, e começaram a bebê-lo quente.
Do que é feito o chocolate
Há quatro tipos básicos. Todos levam açúcar, a maior porcentagem está no chocolate ao leite. Ele é composto principalmente de leite em pó ou condensado e massa de cacau, enquanto o branco é feito da manteiga de cacau. Já o amargo tem pouco ou nenhum açúcar e um alto teor de massa de cacau. Existe também o chocolate orgânico, sem agrotóxicos e com alto teor de massa de cacau.
Chocolates famosos
Embora os chocolates belgas e suíços sejam os mais apreciados e cobiçados, a matéria-prima desses produtos não é cultivada nesses países. O diferencial desses produtos está nos grãos, na tecnologia utilizada e na tradição, já que os suíços, por exemplo, são os criadores do chocolate ao leite. Essas características fazem com que fabriquem chocolates de excelente qualidade.
Benefícios para a saúde
Não é de hoje que os benefícios do chocolate são difundidos, mas alguns estudos não são conclusivos. Em relação à acne, por exemplo, alguns médicos afirmam não haver uma relação comprovada entre o surgimento desse problema na pele e o consumo do chocolate. Mesmo assim, existem orientações para evitá-lo, especialmente para aquelas pessoas que apresentam pele oleosa e com muitas espinhas.
Por outro lado, "muitos especialistas acreditam que o chocolate é o alimento com melhor balanceamento que existe devido à asssociação equilibrada entre cacau, leite e açúcar. Além disso, é considerado satisfatório do ponto de vista energético", informa o curso Como Fazer Ovos de Páscoa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Confira mais curiosidades a respeito desse fascinante e delicioso alimento. Acesse e conheça os Cursos CPT!
Por Luci Silva
Leia mais
– Faça bombons e trufas para a Páscoa
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.