
A criatividade na elaboração e na comercialização de seus produtos e serviços é essencial para o sucesso do seu empreendimento
A criatividade e a sensibilidade por parte do empreendedor que atua com a criação de velas é fundamental para que o seu negócio dê certo. O proprietário de uma fábrica de velas deve procurar o uso exclusivo de matéria-prima de primeira qualidade, isto definirá o valor que seu produto terá no mercado.
Para ter sucesso e ser um diferencial, você deverá saber trabalhar com recursos e equipamentos, mas, principalmente, com a criatividade na elaboração e na comercialização de seus produtos e serviços.
Veja, abaixo, como fazer uma vela degradê:
Vela degradê
Essa é uma vela de fácil confecção e é um produto muito apreciado. Você poderá fazer esta vela nos tons que desejar e o efeito é sempre muito bonito. Além da parafina, já derretida, você irá precisar de:
- Pavio;
- Forma;
- Vaselina;
- Palito de madeira;
- Corante;
- Massa para calafetar;
- Fita crepe.
Unte a forma. Passe o pavio pelo fundo da forma e prenda-o com um palito de madeira na boca da forma, centralizando-o. Prenda o pavio no fundo da forma com massa de calafetar e fita crepe.
Verifique a temperatura da parafina já preparada e divida-a em três partes iguais. Adicione aos poucos o corante e em quantidades diferentes em cada parte formando tons degradês. Mexa bem cada cor separadamente até que a mistura fique bem homogênea. Teste as cores em um pires com água. Lembre-se de que só depois que a parafina endurece é que a cor aproxima-se do tom final da vela.
Depois de colorir as três partes de parafina, despeje devagar a primeira cor na forma, ocupando cerca de um terço do espaço; esta será a primeira camada. Aguarde o tempo de secagem entre as camadas, porém sem esperar secar totalmente, caso contrário a segunda camada não irá aderir à anterior.
Quando a última camada estiver compacta, porém ainda meio mole, formará uma leve depressão. Corte, então, o pavio rente à parafina e complete com um pouco mais de parafina. Faça isto quantas vezes forem necessárias até que a superfície fique nivelada. Essa depressão ocorre em quase todas as velas, portanto observe sempre o processo de secagem e complete.
Arlete Alves Freitas, coordenadora do Curso Como Fazer Velas Artesanais Decorativas, elaborada pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, alerta para o fato de que as velas com essa depressão podem ficar desvalorizadas comercialmente.
Por: Paula Tibúrcio
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

PAULO
2 de abr. de 2018Saudações! Favor me informar como faço para a adquirir o DVD do curso de velas decorativas, assim como a forma de pagamento. No aguardo

Resposta do Portal Cursos CPT
2 de abr. de 2018Olá Paulo,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Como Fazer Velas Decorativas.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Odaléia Ferreira
19 de abr. de 2017Achei muito bom e interessante.

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de abr. de 2017Olá Odaléia,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos