WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Semana do Campo CPT!

15% dos brasileiros vivem no meio rural

Pesquisa do IBGE mostra que a ocupação rural no Brasil é de 29,37 milhões de pessoas

 

 Os trabalhadores rurais representam 15% da população brasileira. Foto: Deviantart.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 29,37 milhões de brasileiros vivem na área rural. O número representa 15% da população total do país, que é de 195,24 milhões de pessoas.

O estudo mostrou que a população rural é composta por cerca de 16 milhões de pessoas, cerca de 54%, com idade entre 15 e 54 anos, que seria considerada a população economicamente ativa do meio rural. Os dados foram reunidos pela Assessoria de Planejamento Estratégico (APE) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Segundo o levantamento, 14,7 milhões de brasileiros estão ocupados com a atividade agrícola, sendo que, destes, 28,4% são empregados e 29,6% são autônomos. Para a APE, esse número ainda é alto para a atividade primária da economia, que corresponde a apenas 4,7% do Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, só em 2011, já houve uma redução de um milhão de pessoas trabalhando no meio rural.

Para o assessor de Planejamento Estratégico do Mapa, José Garcia Gasques, essa redução já representa uma realocação dos trabalhadores para outros setores, por causa do aumento da eficiência da agropecuária brasileira. Com o crescimento da atividade, as pessoas vão sendo transferidas aos poucos para setores como a agroindústria e os serviços.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!