
Sabia que as atividades físicas e uma alimentação saudável ajudam diabéticos a manter o nível glicêmico baixo? Acredite, é verdade. Mas, quais frutas comer? Todas as frutas podem ser consumidas por diabéticos? Você pergunta. Pois bem, vamos lá.
Não. Apesar de as frutas serem ótimas, evite frutas com alto teor de carboidratos, como tamarindo, jaca, açaí, figo, melancia, caqui e banana. Frutas processadas também devem ser evitadas.
E quais frutas são permitidas? Quais delas os diabéticos podem consumir sem medo?
As melhores frutas são abacaxi (auxilia na digestão), amora (controla a pressão arterial), cereja (rica em vitaminas e propriedades benéficas), coco (reduz a glicemia), caju (fonte de ferro e vitamina C), laranja (com moderação, fonte de vitamina C), limão (ótimo para as artérias), maçã (rica em fibras), manga (boa para os olhos e reduz o LDL), mamão (laxante natural e bom para o intestino), melão (rico em vitaminas B e C, consumir moderadamente), pera (rica em vitaminas e fibras), pêssego (melhora a saúde da pele) e uva (com casca, previne doenças cardiovasculares).
Uma boa dica é consumir uma fruta média por dia ou meia xícara de fruta picada (15 g de carboidratos). Combine frutas com aveia ou biscoito integral triturado para controlar o índice glicêmico, explica Mara Silveira Pereira, professora do Curso CPT Atividades Físicas para Diabéticos.
Gostou do assunto? Conheça os Cursos CPT da área Esporte.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.