
No Outubro Rosa, todos estamos usando o mesmo tom. Juntos em prol de uma causa maior: a luta contra o câncer de mama. Pesquisas recentes apontam que, até o final de 2014, 57.120 novos casos surgirão. Dentre 100 mil mulheres, em torno de 56 são afetadas por esse mal. Daí a importância da prevenção. E como isso pode ser feito? Da forma mais simples e indolor possível: o autoexame. A qualquer sinal de nódulos ou alterações na mama, procure um especialista. Mas mantenha a calma, pois 80% dos nódulos mamários são benignos.
A doença pode se manifestar de inúmeras formas, como pele do seio com aspecto de laranja, veia do seio dilatada, mamilo retraído, rigidez da mama, ardência e vermelhidão na região mamária, erosões cutâneas, fissuras na pele, concavidades - tanto nas mamas como nas axilas, entre outros sintomas.
Vejamos, abaixo, uma ilustração que demonstra os 12 sintomas mais comuns do câncer de mama:


O autoexame das mamas pode ser feito no momento em que você se prepara para o banho. O procedimento é rápido e bastante simples. Basta que você siga alguns passos. Veja no PDF abaixo:
Por Andréa Oliveira.
Fontes: INCA e AAPEC.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.