WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas para fazer frutas em parafina

Fazer frutas em parafina requer do empreendedor pouco investimento inicial, com boa margem de lucro

Dicas para fazer frutas em parafina

Fazer frutas em parafina requer do empreendedor pouco investimento inicial, com boa margem de lucro, pois os materiais são simples e de baixo custo. Além disso, não são necessários equipamentos caros nem sofisticados. Basicamente, são utilizados moldes de gesso feitos em formas de papel, além de água, gesso e frutas”, afirma Maria das Graças Coimbra, artesã e professora do Curso CPT Como Fazer Frutas e Legumes em Parafina.

Dicas para fazer as formas


Como mencionamos acima, os moldes são confeccionados em formas de papel. Embora simples de serem feitas, elas devem apresentar dimensões, que facilitem o trabalho da artesã, no momento de moldar as frutas com parafina. Normalmente, as dimensões são determinadas pelo tamanho da fruta. Após medi-la com a régua, deve-se adicionar alguns centímetros a mais no comprimento, na altura e na largura da peça para sobrar na borda do molde.

Com as dimensões da forma devidamente anotadas, o próximo passo é transferi-las para o papel cartão. Em seguida, cada papel cartão correspondente a uma fruta deve ser cortado e dobrado para formar as caixas. Suas abas devem ser fixadas, com elástico de dinheiro, para auxiliar na retirada do molde da forma.

Dicas para fazer os moldes


Com as caixas finalizadas, o passo seguinte é diluir o gesso em água para fazer os moldes propriamente ditos. A proporção de gesso e água deve ser de 1:1. No processo, ambos são adicionados, em uma bacia de plástico, para melhor diluição do gesso na água. Devem ser retiradas todas as bolhas de ar, que surgirem na mistura, para não comprometer a qualidade do molde.

Enquanto isso, a fruta deve ser coberta com óleo de soja antes de ser submersa no gesso. Ela deve ser mergulhada somente até a metade. O procedimento deve ser repetido até a espessura desejada. Depois, deve-se aguardar até que o gesso enrijeça. Em seguida, os elásticos devem ser retirados para permitir a abertura dos lados da forma. Por fim, retira-se o molde da fruta para seguir para o próximo passo: o acabamento.

Dicas de acabamento


No acabamento, são realizadas raspagens no molde para permitir sua fácil abertura. Em seguida, avalia-se a qualidade do molde (se houver defeitos no interior do molde, certamente eles aparecerão nas frutas). Os moldes perfeitos passam para outra etapa: a adição de parafina para a confecção das frutas. Para fazer uvas, por exemplo, a parafina deve ser inserida em um dos lados do molde. Para isso, deve-se fazer uma abertura onde cada uva receberá a moldagem.

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

Conheça os Cursos CPT da Área Arte e Artesanato.

Leia o artigo "Vou fabricar velas decorativas. Como preparar a parafina?"

Fonte: cpt.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!