Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp (31) 99294-0024
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

PAB - Programa do Artesanato Brasileiro. Você conhece?

O PAB - Programa do Artesanato Brasileiro - tem como missão estabelecer ações conjuntas para enfrentar desafios e criar e desenvolver oportunidades para que o setor de artesanato brasileiro cresça

PAB - Programa do Artesanato Brasileiro. Você conhece?   Dicas Cursos CPT

 

O PAB (Programa do Artesanato Brasileiro) tem como missão estabelecer ações conjuntas para enfrentar desafios e criar e desenvolver oportunidades para que o setor de artesanato brasileiro cresça. "O Programa trabalha aproveitando o trabalho e as características e vocações de cada região do país para formar uma mentalidade empreendedora na vida dos artesãos, os preparando para enfrentar o mercado", afirma Wânia Simões de Alencar, professora do Curso a Distância CPT Artesanato em Palha de Milho - Bolsas, Caixas, Baús, Cestos, Bonecos e Outros, em Livro+DVD e Curso Online.

O Programa auxilia também os artesãos no acesso ao mercado, no sentido de consolidar e ampliar os canais de comercialização dos produtos e aumentar a renda do setor. Algumas das macroações do Programa do Artesanato Brasileiro são:


- Capitalização de artesãos e multiplicadores.
- Feiras e eventos para comercialização da produção artesanal.
- Estruturação de núcleos produtivos no segmento artesanal.
- Gestão e administração do programa.

O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, conforme Decreto no 1.508, de 31 de março de 1995. O PAB atua na elaboração de políticas públicas envolvendo órgãos das esferas federal, estadual e municipal, além de entidades privadas, priorizando a geração de ocupação e renda, e o desenvolvimento de ações que valorizem o artesão brasileiro, majorando seu nível cultural, profissional, social e econômico.

Em consonância com a agenda política do governo federal, de desenvolvimento e combate às desigualdades sociais, o Programado Artesanato Brasileiro ganhou importância na gestão pública, com o status de Programa Orçamentário na proposta do Plano Plurianual de Investimentos. O PAB é representado em cada uma das 27 Unidades da Federação por meio das Coordenações Estaduais do Artesanato (Fonte: http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=2&menu=1027).

Veja algumas medidas de grande importância que o PAB promove para o fortalecimento e desenvolvimento do setor.
- O Programa estimula e apoia a participação dos artesãos em feiras de artesanato em todo o país por meio da compra de stands.
- Estimula e apoia também a adoção de métodos de organização e gestão do negócio por meio da capacitação de multiplicadores.
- O PAB já fez doação de vinte e sete caminhões para o transporte dos produtos produzidos pelos artesãos.
- Auxilia na exposição do artesanato brasileiro nos principais aeroportos do país, em uma parceria com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e o Banco do Nordeste.
- Um dos responsáveis pela publicação da cartilha. O Artesão e a Previdência Social, em parceria com o Ministério da Previdência e o apoio do Banco do Nordeste.
- Publicação, em três idiomas do livro A Arte do Artesanato Brasileiro.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Arte e Artesanato.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Gislaine

18 de jul de 2018

Tenho interesse no Pab, como faço para entrar? trabalhamos com feiras de artesanato no estado do Paraná.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de jul de 2018

Olá Gislaine,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Você deve procurar a secretária de de cultura do seu município para realizar o cadastro.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!