
A espuma para a confecção de fantoches só é encontrada na cor natural, branca sem tingimento ou em cores muito suaves; portanto, é necessário tingi-la para fazer os personagens, e protegê-la para que ela não fique amarelada, mesmo a que já vem colorida.
“Proteja tudo o que estiver ao seu redor, pois a tinta mancha roupas e objetos, e tinja sempre uma quantidade maior de espuma para se prevenir para reposição em casos de eventuais danos ou perda de espuma”, afirma Prof.ª Fabiana Crosara, do Curso CPT Como Confeccionar Fantoches de Espuma. Mas, atenção, durante o processo de tingimento, utilize os materiais de proteção (luvas, máscaras e avental).
Tintura a quente
Para tingir espuma, o método mais usado é o tradicional processo de fervura. Compre tinta para tecido sintético, leia as instruções da embalagem e siga-as rigorosamente para que tudo dê certo.
- Material necessário
Tinta (na cor desejada) para tecido sintético
Água fria
Dois litros de água fervente
Colher de pau
Luvas
- Modo de preparo
Leve ao fogo uma panela bem grande com dois litros de água e deixe ferver. Enquanto isso, coloque a espuma em água fria e limpa, até que absorva bem e fique encharcada. Assim que perceber que ela está bem molhada, retire-a da água fria, apertando-a levemente, e coloque-a na tinta fervente mexendo para que o tingimento fique bem homogêneo e deixe-a “cozinhar” por cerca de vinte minutos em fogo baixo. Mexa de vez em quando. Após esse tempo, aguarde esfriar; retire a espuma e enxágue bem em água corrente e fria, até que a água saia limpa, sem sinal de tinta. Leve para secar. Pode ser seca estendida no chão sobre um plástico ou ser pendurada no varal, presa, pela beirada, por prendedores, diferentemente dos outros tipos de tingimento em que a espuma não deve ser pendurada enquanto molhada.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Em casa com os filhos? Faça fantoches de espuma e brinque com eles!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Arte e Artesanato.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.