
Este é o tipo de texto que tem como função primordial discutir ideias e levantar polêmica entre pontos de vista diferentes. Podemos encontrar a argumentação em artigos de jornais e revistas, editoriais, ensaios, cartas, dissertações escolares, entre outros.
“Apesar de terem estrutura semelhante, é importante que o concurseiro conheça bem as poucas diferenças entre estas modalidades, pois elas têm sido muito solicitadas em vestibulares e concursos, e o que mais tem sido observado é se o concorrente distingue bem estas diferenças”, afirma Gamali Rodrigues Gomide, professora do Curso a Distância CPT Redação para Vestibular e Concurso, em Livro+DVD e Curso Online.
Estes tipos de textos apresentam a estrutura clássica da redação escolar tão solicitada em exames: introdução, desenvolvimento e conclusão. É importante que os textos sejam desenvolvidos em linguagem formal, isto é, aquela que obedece as regras gramaticais.
As ideias devem ser expostas de modo simples, claro e objetivo, usando vocabulário de uso corrente, em linguagem denotativa, sem rebuscamentos. O excesso de linguagem erudita ou técnica pode comprometer a compreensão da informação que é o objetivo essencial deste tipo de texto.
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Por Silvana Teixeira.
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