
Afinal, o que é uma dissertação? Dissertar é fundamental em nossa sociedade, constituindo, hoje, a modalidade mais presente em todos os meios de comunicação (jornais, revistas, livros, rádio, televisão e outros), nos meios acadêmicos e profissionais de toda espécie, e em inúmeros outros onde a escrita é fundamental.
“Com toda certeza, a dissertação argumentativa é a modalidade mais solicitada em exames seletivos. Portanto, é importante que os concurseiros saibam reconhecer e escrever os diversos tipos de textos dissertativos argumentativos”, afirma Gamali Rodrigues Gomide, professora do Curso a Distância CPT Redação para Vestibular e Concurso, em Livro+DVD e Curso Online.
Qualquer pessoa que esteja concorrendo a um cargo em empresa pública ou privada, ou a uma vaga em curso universitário, precisa demonstrar capacidade de dissertar sobre determinado tema. Portanto, esta é a modalidade que mais um concurseiro deve treinar.
Há muitas formas de dissertação. Até há poucos anos, só as dissertações tradicionais, no modelo escolar, eram solicitadas em exames vestibulares e concursos. Hoje, cada vez mais se exige do concorrente o domínio das técnicas redacionais mais solicitadas pelo mercado de trabalho e entre elas, destacam-se o editorial, o acadêmico, o manifesto, a carta formal e informal, entre outras.
O que é dissertar? Dissertar é discorrer sobre algum tema expondo um ponto de vista e os argumentos que o justifiquem. É um exercício vital para o desenvolvimento do raciocínio. Entre os vários tipos de dissertações, destacamos o texto expositivo, o injuntivo e o argumentativo.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Dica de redação para o Enem? Aprenda a escrever bem!
- Dica de redação para o Enem? Não escreva da forma como você fala!
- Vai fazer Enem? Saiba o que esperam de sua redação!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Vestibular e Concurso.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.