
O romance é uma narrativa longa, cheia de conflitos; são vários núcleos narrativos girando em torno de um núcleo central. São muitos conflitos, muitos cenários, muitos personagens, e muitas páginas.
“É interessante lembrar que a palavra romance nada tem a ver com romântico”, afirma Gamali Rodrigues Gomide, professora do Curso a Distância CPT Redação para Vestibular e Concurso, em Livro+DVD e Curso Online.
Existem romances românticos, como “Senhora”, “Lucíola”, de José de Alencar; “A Mão e a Luva”, de Machado de Assis; e os outros nada românticos, como os realistas “Dom Casmurro” e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, também de Machado de Assis; os naturalistas “O Cortiço” e “O Mulato”, de Aluízio Azevedo, entre outros.
Já a novela é uma narrativa mais curta, com vários personagens, vários cenários e alguns núcleos narrativos. É maior do que um conto e menor do que um romance. Dois exemplos clássicos são: “Cinco Minutos” e “Viuvinha” de José de Alencar.
O Conto, por sua vez, geralmente tem um só núcleo narrativo, com poucos personagens, poucos cenários e pouquíssimas páginas. Exemplos famosos são os contos de Machado de Assis que merecem ser lidos e relidos de tão bons que são.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Dica de redação para o Enem? Aprenda a escrever bem!
- Dica de redação para o Enem? Não escreva da forma como você fala!
- Vai fazer Enem? Saiba o que esperam de sua redação!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Vestibular e Concurso.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.