
Transportar e conduzir pessoas são atividades que vêm sendo desempenhadas desde os tempos mais antigos. Talvez a tarefa que mais se aproxime do moderno motorista particular esteja relacionada com os antigos cocheiros que, durante séculos, conduziram suas carruagens nas mais diversas civilizações. Assim, percebe-se que, desde tempos muito antigos, a necessidade de pessoal qualificado para dirigir veículos de transporte, na condução de pessoas, sempre foi uma realidade. E essa tradição chegou a nossos dias na figura do motorista particular, personagem muito requisitado em empresas, em instituições e em muitas famílias.
O motorista particular tornou-se um funcionário da mais absoluta confiança dos patrões e deve se empenhar ao máximo para ser merecedor dessa confiança e prestar um serviço da melhor qualidade.
Quem pretende ser um motorista particular já deve estar devidamente habilitado pelos órgãos de trânsito, de acordo com a legislação em vigor sobre o tema.
Entretanto, a capacitação profissional é necessária para treinar o motorista para que ele venha a se tornar um motorista particular, capaz de prestar serviços de boa qualidade e com um grau satisfatório de eficiência.

É importante que o motorista particular tenha consciência de que deve estar sempre à disposição para levar ou buscar pessoas.
Principais qualidades de um bom motorista particular:
Responsabilidade
É muito importante que o motorista particular demonstre sempre responsabilidade no cumprimento de suas funções. Geralmente, o motorista tem uma convivência muito próxima com aqueles que o contratam e, por isso, é importante estabelecer uma relação de confiança entre o motorista e os patrões.
Disponibilidade
É importante que o motorista particular tenha consciência de que deve estar sempre à disposição para levar ou buscar pessoas. A profissão é marcada assim pela imprevisibilidade. Pessoas que gostam de rotina e de bater o ponto rigorosamente, todos os dias, certamente, terão dificuldades em exercer a profissão de motorista particular.
Pontualidade
O motorista particular deve ser sempre pontual em seus compromissos profissionais. Não há nada mais desagradável para um chefe ou patrão do que ter de esperar pelo funcionário. Assim, se uma partida estiver marcada para as 14 h, por exemplo, é importante que o motorista esteja pronto e à disposição dos passageiros às 13 h e 45 min, no mínimo.

É importante que o motorista particular cumpra suas funções profissionais com eficiência e absoluta discrição.
Discrição
Não raro, os patrões confiam aos motoristas a tarefa de levar recados, pacotes, encomendas, presentes ou flores a determinadas pessoas e em determinados lugares. Assim, é importante que o motorista cumpra essas tarefas com eficiência e absoluta discrição, não fazendo qualquer tipo de comentário sobre a vida pessoal ou profissional dos patrões com qualquer pessoa.
Por Andréa Oliveira.
Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Cursos Profissionalizantes, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.
Entre os Cursos, temos:
Curso Profissionalizante de Motorista Particular
Curso Profissionalizante de Jardineiro
Curso Profissionalizante de Marceneiro
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.