WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Profissional de sucesso - 11 dicas para se tornar o melhor do mercado de trabalho

As empresas estão exigentes, procurando por pessoas dinâmicas, quase completas. Para ser um profissional de sucesso não basta cumprir apenas os requisitos técnicos é preciso oferecer algo mais

Profissional de Sucesso

Vivemos em um mundo em plena transformação no qual o passado, o presente e o futuro nunca estiveram tão próximos. É a era da informação, da tecnologia e do conhecimento. Nessa fase, o profissional de sucesso deve fazer uma reciclagem diária sobre seus conhecimentos e sobre as suas funções dentro de uma empresa, assim como uma reciclagem interior.  

Viver em tempos como estes exigem do profissional o seu melhor. Esmerar-se em suas atividades, aquirir novos conhecimentos, aprimorar-se, cuidar do visual, da saúde, e zelar por sua idoneidade são algumas características que ele deve possuir, para fazer a diferença.

As empresas estão cada vez mais exigentes em relação aos seus colaboradores, procurando por pessoas dinâmicas, quase completas. Hoje em dia, não basta cumprir os requisitos técnicos para determinada função, e um bom profissional deve oferecer algo mais. Neste momento tão decisivo, o fator comportamental definirá a sua permanência ou não no mercado de trabalho.

profissional de sucesso

Esmerar-se em suas atividades, aquirir novos conhecimentos, aprimorar-se são algumas características que o profissional deve possuir para fazer a diferença

Portanto, conseguir uma vaga no mercado de trabalho e, principalmente, continuar nela exige que o profissional conheça todas essas características e as pratique no seu dia a dia. As vantagens de uma boa postura e do profissionalismo são inúmeras e o colaborador só tem a ganhar. Entre os ganhos, citam-se: o reconhecimento remunerado por prestação de serviços, o crescimento vertical e, ainda, ter seus méritos reconhecidos no ambiente de trabalho.

Mas, afinal, o que é preciso praticar para ser um bom profissional? Perguntam muitos. A resposta é simples: para ser um bom profissional é preciso ser confiável, seguro, proativo, diligente, um grande líder e um ótimo discípulo, diz Jeff Haden, colunista da revista Inc. Para ser um empregado realmente indispensável, segundo ele, é preciso um pouco mais. É necessário que o profissional tenha os quesitos abaixo enumerados:


1. Afinidade com a empresa - Partilha os objetivos da empresa, e por isso sente que os sucessos da empresa são os seus próprios sucessos;
2. Ambição - Um bom profissional ambiciona ir mais além na sua atividade;
3. Automotivação - Não espera estímulos externos para desenvolver a sua atividade. Não necessita de motivação contínua;
4. Autonomia - Tem iniciativa própria; não espera que as coisas aconteçam. Para além disso, planeja as suas atividades;
5. Comunicação - Um bom profissional sabe exprimir as suas ideias. Tem a capacidade de se fazer entender;
6. Cumprimento de objetivos - Estabelece e compromete-se com objetivos, e faz tudo o que pode para cumpri-los. É orientado para os resultados;
7. Flexibilidade - Procura adaptar-se a mudanças, que encara como oportunidades, e não como ameaças. Está aberto a desafios;
8. Inovação - Procura apresentar novas ideias. Procura ser criativo e encontrar novos métodos de trabalho;
9. Integração - Procura integrar-se no espírito da empresa, procura assimilar a cultura e valores da mesma;
10. Trabalho em equipe - Gosta de trabalhar em equipe. Não se importa de ajudar os outros (embora não descuide de seu trabalho);
11. Sabe gerenciar o tempo - Define prioridades, e não "perde" o seu tempo com questões pouco importantes.


profissional de sucesso

As empresas estão cada vez mais exigentes em relação aos seus colaboradores, procurando por pessoas dinâmicas, quase completas

... Proatividade
Bons funcionários ignoram as limitações de suas funções no ambiente de trabalho, ou seja, eles conseguem pensar e lidar com os problemas sozinhos e para que isso aconteça, precisam se adaptar rapidamente a mudanças e fazer o que for preciso – independentemente de sua função ou de seu cargo – para alcançar novos objetivos.
... Excentricidade

Os bons profissionais também costumam ser excêntricos. Não têm medo de serem diferentes,  expandem naturalmente os próprios limites e são os que têm as melhores ideias. Uma personalidade diferente ajuda a tornar o ambiente de trabalho mais descontraído e pode transformar um time sem graça em uma equipe animada e extrovertida.
... Bom senso

Os melhores profissionais são aqueles que fazem elogios em público e reclamações em particular. Sabem a hora e o momento para elogiar e para fazer uma reclamação a um colega ou a alguém submisso a ele na empresa. Elogios em público são sempre bem vindos, já na hora de criticar, é preciso ter bom senso.
... Foco e Motivação

Educação, inteligência, talento e habilidade são características importantes para um bom funcionário. Mas, o foco e a motivação que o torna um excelente funcionário. Esses empregados são movidos por algo mais profundo e mais pessoal do que apenas o desejo de fazer um bom trabalho.
... Capacitação

O profissional de sucesso mantém uma rotina de leitura, observações e estudos sobre sua área de atuação e acompanha de perto as novidades tecnológicas de sua profissão. Interessa-se pela empresa em que trabalha e demonstra isso no seu cotidiano ao envolver-se ativamente em sua dinâmica e na busca do cumprimento das metas organizacionais.

profissional de sucesso

O profissional de sucesso mantém uma rotina de leitura, observações e estudos sobre sua área de atuação

... Boa vontade

Por incrível que pareça ser e por mais inaceitável que se possa acreditar, o profissional de excelência não se estressa por ter de ficar alguns minutos ou, se preciso for, horas a mais em seu ambiente de trabalho, ou por ter de trabalhar em um dia que não faz parte da sua rotina. Ele sabe que do ponto de vista econômico-empregatício a instituição/empresa esta acimá do indivíduo/colaborador. Assim, a princípio, quem precisa primeiramente atender às necessidades do outro é o colaborador em relação à empresa e não o contrário.
... Trabalho em equipe

Ele é cordial e solícito com seus colegas de trabalho, contribuindo ativamente para a manutenção de um clima de efetiva colaboração e equipe. Entende que uma empresa pode também ser denominada de organização, e que uma organização para operar bem o trabalho tem de ser realizado em equipe.
... Ética

O profissional de futuro zela por um comportamento ético, não dando espaço para comentários impertinentes ou fofocas. Ele sabe que as intrigas ou picuinhas em um ambiente organizacional atuam como um verdadeiro câncer afetando negativamente a organização celular de um órgão empresarial, diluindo suas relações internas e prejudicando a tão necessária sinergia.
... Comprometimento

É pontual na frequência ao trabalho e no cumprimento das tarefas propostas e agendadas. Não se ausenta “profissionalmente” do serviço, ocupando-se ou preocupando-se com questões externas à empresa, ou enveredando-se nos tantos caminhos que a internet apresenta, onde podemos destacar as famosas redes sociais de relacionamento.
... Educação

Tem compromisso com a produtividade, não tornando-se um simples frequentador ou visitante da empresa. Demonstra no dia a dia que é fundamental à empresa, ao setor e para o trabalho que realiza. Daí entende-se porque em momentos de crise os bons funcionários são poupados.

profissional de sucesso

O profissional desejado por toda empresa é aquele que zela por sua aparência com moderação, bom senso e noção de adequação

Por fim, o profissional desejável por toda empresa é aquele que zela por sua aparência/apresentação com moderação, bom senso e noção de adequação espaço-ambiental. Sabe ainda, que embora o cuidado com roupas seja importantíssimo, um belo e sincero sorriso, um “muito obrigado”, um “peço desculpas”, é indispensável.


Por Silvana Teixeira

 

 

 

 

 

Calculadora CPT: Calcule de forma correta o salário do seu empregado doméstico

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Maricelia de Lima Inácio

18 de dez. de 2021

Amei as dicas estou iniciando em uma nova função na indústria têxtil como auxiliar de produção sem experiência mais decidi aceitar e encarar as dificuldades, mais pretendo crescer nesta função com qualidade na minha área conto com ajuda de vocês vou precisar muito obrigado por tudo abraço.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de dez. de 2021

Olá, Maricelia! Tudo bem com você?

Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa está tentando contato com você. 

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!

Karina Theodoro

Paulo Samba Domingos

27 de out. de 2021

Visitei agora o vosso site, Espero que continua enviar mais recomendações de modo que tenhamos bons funcionários. Sou angolano vivo em angola, continuarei visitar o vosso site.

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de dez. de 2021

Olá, Paulo! Como vai? 

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site! 

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo e continue a nos visitar! ;)

Atenciosamente, 

Lorena Tolomelli. 

Erzine Luciana

22 de set. de 2021

Olá, eu visitei o vosso site porque estou a começar agora uma nova etapa na minha carreira profissional, como Técnica de Vendas ou Comercial de Vendas. Não tenho nenhuma experiência, aceitei o desafio e pretendo me tornar uma excelente Vendedora. Sou Angolana e vivo em Angola. Vocês podem me ajudar estando eu aqui do outro lado do mundo?

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de set. de 2021

Olá, Erzine! Como vai?             

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.

Forte abraço!       

Marcela Teixeira.

ALAN GARCIA DE OLIVEIRA

12 de jul. de 2019

Bom dia. Excelente artigo, espero à partir de agora seguir estas diretrizes com mais afinco. Att. Alan Garcia

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de jul. de 2019

Olá Alan Garcia de Oliveira,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso artigo. Pode ter certeza que seguindo tais diretrizes, você conseguirá se destacar no mercado de trabalho.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Andrisa Santos

9 de mai. de 2019

Gostei muito das dicas, estou começando agora com uma nova etapa em minha vida a de cuidar de uma empresa. Não tenho nenhuma experiência. mas estou me esforçando. Obrigada pelas dicas!

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de mai. de 2019

Olá Andrisa Santos,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que gostou das dicas apresentadas no artigo. Em relação a não ter experiência com a gestão de empresas, esta pode ser minimizada com a realização de cursos de capacitação, e a nossa empresa possui diversos cursos sobre gestão de empresas.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação aos cursos que serão fundamentais para o seu sucesso.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Rodrigo alcantra

30 de mar. de 2019

Parabéns conteúdo muito importante e motivador para busca um futuro melhor obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de abr. de 2019

Olá Rodrigo,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Olavio Ribeiro da Silva

12 de mar. de 2019

Ler uma matéria tão boa assim e não comentar chegar ser um crime Parabéns pela matéria ajuda muito Era o que realmente estava procurando.

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de mar. de 2019

Olá, Olavio!

Agradecemos a visita e comentário em nosso site! Ficamos contentes de tê-lo ajudado.

Atenciosamente,

Lorena Tolomelli

Gabriel Carvalho

23 de jan. de 2019

Muito bom o conteúdo! Ainda mais para quem esta entrando no mercado de trabalho agora.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de jan. de 2019

Olá Gabriel,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Christopher Batista de Oliveira

10 de set. de 2018

Muito boa a matéria para que não percamos o foco.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de set. de 2018

Olá Christopher,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Omar Adam

28 de ago. de 2018

São excelentes dicas. Servirão para mim e irei segui-las para melhorar a minha maneira de encarar o trabalho.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de ago. de 2018

Olá Omar,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!