WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Treinamento de Secretária Curso Treinamento de Recepcionista Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Como Falar em Público Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 11Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 11Estética e Beleza 5Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 11Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Os primeiros socorros e o atendimento humanizado

Um dos principais objetivos dos primeiros socorros é proteger a vítima contra maiores danos, de forma humanizada, com cautela e segurança, até a chegada do atendimento especializado

Os primeiros socorros e o atendimento humanizado

 

Um dos principais objetivos da prestação dos primeiros socorros é salvar a vida, é proteger a vítima contra maiores danos, de forma humanizada, com cautela e segurança, até a chegada do atendimento especializado.

Principais objetivos dos primeiros socorros:

→Reconhecer situações que ponham a vida em risco;
→ Aplicar técnicas de atendimento adequado sempre quando necessário;
→Controlar focos de sangramento;
→Tratar de outras condições que ponham a vida em risco;
→Minimizar o risco de outras lesões e complicações à vítima, além de evitar focos de infecções;
→Deixar a vítima o mais calma e confortável possível;
→Providenciar atendimento especializado o mais rápido possível;
→Providenciar o transporte adequado à vítima.

Características do atendimento humanizado:

→Focalizar não somente o objeto traumático, mas também os aspectos globais que envolvem a vítima, não se limitando apenas às questões físicas, mas também levando em conta os aspectos emocionais;
→Acalmar a vítima para um atendimento adequado é fundamental, seja qual for a gravidade do acidente. É sempre importante manter a calma, pois só assim será possível tomar as decisões cabíveis a cada caso, com discernimento e êxito;
→Manter sempre o contato com a vítima, buscando empatia, confiança e tranquilidade por parte dela;
→Comece se impondo aos observadores com gestos firmes, para evitar que curiosos atrapalhem o atendimento;
→Prestar atenção nos relatos e nas queixas da vítima, tentando gerar um conforto dentro do possível;
→Manter a vítima, sempre que possível, informada quanto aos procedimentos a serem adotados;
→Respeitar o modo e a qualidade de vida do acidentado;
→Respeitar a privacidade e a dignidade da vítima, evitando expô-la às pessoas.
→Preservar a identidade moral e os pertences da vítima;
→Fazer companhia à vítima, até que a ajuda especializada chegue ao local do acidente, ou seja, nunca abandone a vítima.

O Estatuto do Bom Samaritano
 
"Entende-se como bom samaritano a pessoa que age com boa fé, durante uma situação de emergência, com a intenção pura e descomprometida de ajudar a vítima, sem esperar por qualquer compensação financeira ou promocional, sem malícia, sem desvio de conduta, sem ofender convenções sociais, sem maldade ou negligência grosseira, mantendo-se atualizado por meio de cursos reconhecidos e aplicando os protocolos de primeiros socorros".

No atendimento de emergência, como deverá agir o bom samaritano:

→Aja apenas em casos de urgência, com bastante cautela e segurança;
→Lembre-se de que o atendimento em primeiros socorros, quando em casos de acidentes, salvo profissionais treinados e vinculados a alguma instituição prestadora de serviços, é uma atividade sem remuneração;

→Quando o atendimento em primeiros socorros é feito por profissional especializado, quem presta socorro está isento de culpa por má conduta intencional ou evidente negligência para com a vítima.

Atenção!

O dever de agir aplica-se quando o profissional, no exercer de sua profissão, é obrigado a isso por exigência da função, ou ainda quando há uma responsabilidade preexistente, ou seja, há uma relação preexistente com outras pessoas que o torna responsável por elas.

Um dos principais objetivos da prestação dos primeiros socorros é salvar a vida, é proteger a vítima contra maiores danos, de forma humanizada, com cautela e segurança

Um dos principais objetivos da prestação dos primeiros socorros é salvar a vida, é proteger a vítima contra maiores danos, de forma humanizada, com cautela e segurança.

A ética no atendimento de urgência

Toda pessoa é dotada de uma consciência moral que a faz distinguir entre o certo e o errado, que a faz avaliar suas ações no contexto onde está inserida, como em situações de acidentes ou mal súbito, ou outra similar. Se fizermos um apanhado da definição do que vem a ser ética, transcreve-se que esta é uma norma de cunho moral, que obriga a conduta de uma determinada pessoa, sob pena de sansão específica.

Quando nos referimos ao comportamento de um grupo particular de pessoas, a ética limita-se a um círculo profissional, faz com que estas normas sejam mais específicas e objetivas, gerando o advento dos Códigos de Ética Profissional, elaborados por entidades de classes mais específicas, sob os quais a obrigação ontológica se condiz. Esta é uma das teorias normativas segundo as quais as escolhas são moralmente necessárias, proibidas ou permitidas. Portanto, inclui-se entre as teorias morais que orientam nossas escolhas sobre o que deve ser feito.

A ética assim se caracteriza como um conjunto de normas ou princípios que têm por fim orientar as relações profissionais entre pares, destes com os cidadãos, com as instituições a que servem, entre outras. Entretanto, para que esta se cumpra, a pessoa que socorre deve saber equilibrar os dois pratos da balança, que formam seu caráter. Caso haja uma prevalência de qualquer um dos lados, o atendimento pode ser comprometido tanto pelo lado humano, quanto pelo lado científico.

Sendo assim, a competência técnico-científica, no decorrer do atendimento, torna-se fundamental para a humanização do serviço.

Por Andréa Oliveira.

Conheça os Cursos CPT, da área Treinamento Profissional, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre eles, destacam-se:

Curso CPT Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências

Curso CPT Gerenciamento do Tempo

Curso CPT Técnicas de Memorização

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!