Um dos principais objetivos da prestação dos primeiros socorros é salvar a vida, é proteger a vítima contra maiores danos, de forma humanizada, com cautela e segurança, até a chegada do atendimento especializado.
Principais objetivos dos primeiros socorros:
→Reconhecer situações que ponham a vida em risco;
→ Aplicar técnicas de atendimento adequado sempre quando necessário;
→Controlar focos de sangramento;
→Tratar de outras condições que ponham a vida em risco;
→Minimizar o risco de outras lesões e complicações à vítima, além de evitar focos de infecções;
→Deixar a vítima o mais calma e confortável possível;
→Providenciar atendimento especializado o mais rápido possível;
→Providenciar o transporte adequado à vítima.
Características do atendimento humanizado:
→Focalizar não somente o objeto traumático, mas também os aspectos globais que envolvem a vítima, não se limitando apenas às questões físicas, mas também levando em conta os aspectos emocionais;
→Acalmar a vítima para um atendimento adequado é fundamental, seja qual for a gravidade do acidente. É sempre importante manter a calma, pois só assim será possível tomar as decisões cabíveis a cada caso, com discernimento e êxito;
→Manter sempre o contato com a vítima, buscando empatia, confiança e tranquilidade por parte dela;
→Comece se impondo aos observadores com gestos firmes, para evitar que curiosos atrapalhem o atendimento;
→Prestar atenção nos relatos e nas queixas da vítima, tentando gerar um conforto dentro do possível;
→Manter a vítima, sempre que possível, informada quanto aos procedimentos a serem adotados;
→Respeitar o modo e a qualidade de vida do acidentado;
→Respeitar a privacidade e a dignidade da vítima, evitando expô-la às pessoas.
→Preservar a identidade moral e os pertences da vítima;
→Fazer companhia à vítima, até que a ajuda especializada chegue ao local do acidente, ou seja, nunca abandone a vítima.
O Estatuto do Bom Samaritano
"Entende-se como bom samaritano a pessoa que age com boa fé, durante uma situação de emergência, com a intenção pura e descomprometida de ajudar a vítima, sem esperar por qualquer compensação financeira ou promocional, sem malícia, sem desvio de conduta, sem ofender convenções sociais, sem maldade ou negligência grosseira, mantendo-se atualizado por meio de cursos reconhecidos e aplicando os protocolos de primeiros socorros".
No atendimento de emergência, como deverá agir o bom samaritano:
→Aja apenas em casos de urgência, com bastante cautela e segurança;
→Lembre-se de que o atendimento em primeiros socorros, quando em casos de acidentes, salvo profissionais treinados e vinculados a alguma instituição prestadora de serviços, é uma atividade sem remuneração;
→Quando o atendimento em primeiros socorros é feito por profissional especializado, quem presta socorro está isento de culpa por má conduta intencional ou evidente negligência para com a vítima.
Atenção!
O dever de agir aplica-se quando o profissional, no exercer de sua profissão, é obrigado a isso por exigência da função, ou ainda quando há uma responsabilidade preexistente, ou seja, há uma relação preexistente com outras pessoas que o torna responsável por elas.
Um dos principais objetivos da prestação dos primeiros socorros é salvar a vida, é proteger a vítima contra maiores danos, de forma humanizada, com cautela e segurança.
A ética no atendimento de urgência
Toda pessoa é dotada de uma consciência moral que a faz distinguir entre o certo e o errado, que a faz avaliar suas ações no contexto onde está inserida, como em situações de acidentes ou mal súbito, ou outra similar. Se fizermos um apanhado da definição do que vem a ser ética, transcreve-se que esta é uma norma de cunho moral, que obriga a conduta de uma determinada pessoa, sob pena de sansão específica.
Quando nos referimos ao comportamento de um grupo particular de pessoas, a ética limita-se a um círculo profissional, faz com que estas normas sejam mais específicas e objetivas, gerando o advento dos Códigos de Ética Profissional, elaborados por entidades de classes mais específicas, sob os quais a obrigação ontológica se condiz. Esta é uma das teorias normativas segundo as quais as escolhas são moralmente necessárias, proibidas ou permitidas. Portanto, inclui-se entre as teorias morais que orientam nossas escolhas sobre o que deve ser feito.
A ética assim se caracteriza como um conjunto de normas ou princípios que têm por fim orientar as relações profissionais entre pares, destes com os cidadãos, com as instituições a que servem, entre outras. Entretanto, para que esta se cumpra, a pessoa que socorre deve saber equilibrar os dois pratos da balança, que formam seu caráter. Caso haja uma prevalência de qualquer um dos lados, o atendimento pode ser comprometido tanto pelo lado humano, quanto pelo lado científico.
Sendo assim, a competência técnico-científica, no decorrer do atendimento, torna-se fundamental para a humanização do serviço.
Por Andréa Oliveira.
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