
Um circuito elétrico pode ser definido como o caminho a ser percorrido por uma corrente elétrica que sai de um ponto e retorna ao mesmo ponto depois de passar por cargas elétricas e realizar o trabalho, explica Alex de Freitas Bhering Cardoso, professor do Curso CPT Capacitação de Eletricista - Instalação Elétrica de um Prédio Residencial.
As cargas elétricas, por sua vez, estão presentes em equipamento de consumo, como chuveiros, lâmpadas, computadores, carregadores de celular, liquidificadores, etc., e o trabalho realizado pela energia elétrica em cada um deles dependerá das características funcionais do próprio aparelho.
Caso uma habitação tivesse apenas um circuito para alimentar todas as cargas elétricas nela contidas, além de tornar mais trabalhosas as manutenções, as bitolas dos condutores, e consequentemente dos eletrodutos, teriam que ser muito grossas para suportar a demanda. Assim, por segurança, economia e praticidade, divide-se o sistema elétrico de uma casa em circuitos, sempre seguindo as normas da concessionária local. A divisão dos circuitos é feita no QDC e sempre vem especificada no projetoelétrico. Portanto, a análise de um projeto elétrico sempre deve começar pelo QDC.
Praticamente não há diferença entre um QDC de uma casa e de um apartamento, de modo que o que define o seu porte é o número de circuitos que irá conter, o que depende do tamanho e sofisticação da unidade habitacional: terão mais circuitos as edificações com mais tomadas, chuveiros e pontos de luz.
O eletricista encontrará no projeto elétrico informações sobre o número de circuitos, especificação dos disjuntores, bitola dos condutores, entre outros. Isso facilitará seu trabalho e o auxiliará a prever o tipo de instalação que será feita e o tipo de QDC a ser montado.
Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- 6 dicas para instalar eletroduto de ligação entre pavimentos prediais
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Treinamento Profofissional.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.