WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Finanças pessoais: informações básicas

Falar de finanças pessoais não significa falar apenas em economizar dinheiro

Dinheiro

Em se tratando de finanças pessoais, muitas pessoas acreditam que esse conceito diz respeito apenas ao ato de economizar dinheiro e se tornar rico a longo prazo. De certa forma, essas informações estão interligadas, mas é preciso saber aplicar a ciência financeira dentro de casa para que esse objetivo seja alcançado.

Nerina Marques, professora do Curso a Distância CPT Finanças na Família – Administração e Controle, ressalta que a administração das finanças domésticas se refere ao planejamento do uso dos recursos financeiros da família e a colocação destes planos em prática. A forma como administramos o dinheiro, ao longo da vida, permite-nos atender às nossas necessidades cotidianas, e, também, realizar nossos sonhos e desejos.

Muitas vezes, o caminho para o conhecimento se torna mais longo, devido à falta de conhecimento, incertezas e desafios para conseguir organizar suas finanças pessoais. Fato é que, mesmo com conhecimento, o caminho não é fácil e nem rápido, mas com certeza será recompensador percorrê-lo.

Confira a seguir algumas informações básicas para começar a entender sobre suas finanças pessoais:

Formas de obter renda

É possível obter renda de quatro formas: sendo empregado de alguém ou autônomo, gerando renda ativa; e sendo dono do seu próprio negócio ou colocando seu dinheiro para “trabalhar para você”, gerando renda passiva.

Um dos primeiros passos para produzir renda, é aumentando a passiva, ou seja, aquela que não depende diretamente do seu trabalho. Isso porque, mesmo sem que você trabalhe diretamente, conseguirá obter dinheiro.

Ter dinheiro não significa ser rico

Quando você resolve investir, o dinheiro não é o mais importante que você deve ganhar. Em primeiro lugar, é preciso ganhar tempo, pois esse é o único bem que se acaba e não consegue voltar. Depois, é preciso ter liberdade. Quando não é necessário trabalhar para ganhar dinheiro, você consegue se tornar mais livre para fazer escolhas melhores.

Mais uma vez, o tempo

Tornar-se uma pessoa rica significa multiplicar o seu dinheiro através de juros compostos e ao longo do tempo. Isso significa que, caso você tenha recursos e use os juros compostos ao seu favor, só precisará de tempo para se tornar uma pessoa rica.

Patrimônio líquido

Para entender o conceito de patrimônio líquido, é preciso entender o que é um bem ou direito ativo e passivo. Os bens ou direitos ativos são tudo o que te traz lucro, como investimentos, aluguéis e até sua profissão. Os passivos são as dívidas, gastos com automóveis, aluguel, mercado, entre outros. Para calcular seu patrimônio líquido basta subtrair o valor de tudo o que passivo do que você tem de ativo. E, para aumentá-lo, você deverá reduzir o passivo ou aumentar o ativo, ou ainda, fazer as duas coisas.

Crie uma dívida consigo mesmo

Não é novidade para ninguém que economizar é uma das melhores formas de acumular riqueza. Isso significa que você pode tomar como uma dívida consigo mesmo a parte que você deseja economizar de tudo o que você ganha. Afirma-se que, de toda a sua renda, 50% deve ser direcionado a despesas fundamentais, 35% para pagar seu estilo de vida e 15% deve ser investido para que você consiga obter um futuro mais tranquilo. Pague a você mesmo esses 15%, como se fosse aquele boleto que você não pode deixar em aberto.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Desenvolvimento Pessoal:

Finanças na Família – Administração e Controle
Matemática Financeira
Administração Financeira na Pequena Empresa

Fonte: MSN Dinheiro – msn.com/pt-br/dinheiro
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!