WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Farmacocinética e Farmacodinâmica: você sabe o que é?

A farmacocinética descreve o movimento do fármaco no organismo após sua administração. A farmacodinâmica investiga os locais de ação, mecanismo molecular de ação, relação entre dose, efeito e resposta dos fármacos

Farmacocinética e Farmacodinâmica: você sabe o que é?   Artigos Cursos CPT

 

O termo farmacocinética descreve o movimento do fármaco no organismo após sua administração. Os processos farmacocinéticos envolvem as etapas de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. "A absorção é a passagem do fármaco do local onde foi administrado para a corrente sanguínea. Para alcançar seu local de ação, os fármacos, na maioria dos casos, são obrigados a atravessar barreiras biológicas (membranas celulares no epitélio gastrintestinal, membranas plasmáticas e parede das artérias e veias)", afirma Ricardo Zatti, professor do Curso a Distância CPT Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia, em Livro+DVD e Curso Online. No processo de absorção, o fármaco é transferido para os fluidos circulantes (sangue e linfa). Um fármaco administrado por via intramuscular, por exemplo, para ser absorvido, isto é, alcançar o sangue, terá de se difundir a partir do local de injeção e atravessar as membranas celulares até os vasos sanguíneos.

A distribuição que se refere à segunda etapa da farmacocinética ocorre assim que os fármacos são administrados e absorvidos pelo organismo. Eles são distribuídos pelo sangue e pela linfa, atingindo os mais diversos tecidos e células do organismo. É esse processo que permite que o fármaco alcance o seu local de ação no organismo. Os processos farmacocinéticos subsequentes são biotransformação e excreção.

Na biotransformação (ou metabolismo), os fármacos presentes no organismo sofrem reações químicas com enzimas do organismo com a finalidade de prepará-los para serem eliminados do corpo. O ideal é que a biotransformação ocorra após o fármaco ter alcançado o seu local de ação e tenha exercido seu efeito terapêutico. A metabolização dos fármacos pode acontecer em vários órgãos e tecidos do organismo, mas ocorre principalmente no fígado.

De maneira geral, a biotransformação inativa o fármaco ou o torna menos reativo. Depois de absorvidos, distribuídos e metabolizados, as drogas ou fármacos são excretados. As principais vias de eliminação de fármacos são excreção pelos rins, excreção biliar (através da bile, sendo eliminada pelas fezes), excreção pulmonar (pelo ar expirado), suor, saliva, lágrimas e leite materno. A via renal constitui a principal via de eliminação de fármacos.

No estudo dos fármacos e medicamentos, a farmacodinâmica investiga os locais de ação, mecanismo molecular de ação, relação entre dose, efeito e resposta dos fármacos. A droga para exercer suas ações e produzir os efeitos desejáveis precisa chegar ao seu local de ação ou alvo específico. Os efeitos farmacológicos são produzidos pela ligação dos fármacos a componentes específicos de células e tecidos. Os fármacos podem agir em enzimas, proteínas e receptores celulares.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!