WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Treinamento de Secretária Curso Treinamento de Recepcionista Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Como Falar em Público Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 12Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 15Estética e Beleza 7Fabricação de Cosméticos 18Hotelaria 10Marcenaria 7Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 12Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Farmácia de manipulação - principais cuidados no laboratório

Em relação ao uso da área dos laboratórios de manipulação, não pode ser permitido entrar ou permanecer nela sem paramentação

Em relação ao uso da área dos laboratórios de manipulação, não pode ser permitido entrar ou permanecer nela sem paramentação

 

A farmácia de manipulação é um ramo de atividade que conquistou espaço no mercado e que fez surgir, em função do aumento do número de estabelecimentos, uma grande demanda por profissionais, manipuladores de medicamentos, devidamente capacitados. Mesmo não havendo obrigatoriedade legal de o profissional possuir formação específica, o que implicaria em recrutar profissionais que tivessem concluído cursos em escolas regularizadas, a carência por manipuladores experientes ainda é grande.

A farmácia ou farmácia de manipulação, como é comumente chamada, caracteriza-se por um estabelecimento que realiza processos artesanais de produção de medicamentos. A farmácia diferencia-se de uma drogaria, pois produz formulações personalizadas que atendem às necessidades específicas de um determinado paciente.

Esse modelo de estabelecimento não pode ser entendido como um processo industrial, que se caracteriza por ser independe da relação prescritor/paciente/farmacêutico, além de produzir medicamentos visando às necessidades de uma população, por exemplo, no caso de pacientes com pressão alta ou hipertensos.

Principais cuidados nos laboratórios de manipulação

Em relação ao uso da área dos laboratórios de manipulação, não pode ser permitido entrar ou permanecer nela sem paramentação, ou seja, sem utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Da mesma forma, outros cuidados são muito importantes e devem ser observados pelos manipuladores, visitantes e farmacêuticos que forem entrar ou permanecer nos laboratórios, tais como: não fumar, não mascar chicletes, comer ou beber. Muito menos tossir, espirrar e pentear ou tocar os cabelos.

Caso seja inevitável, você deverá sair da área de laboratório, proceder à nova higienização das mãos e troca das luvas, não se esquecendo de trocar a máscara caso tenha tossido ou espirrado.

Em hipótese nenhuma o manipulador deve se esquecer de manter as unhas das mãos aparadas e se lembrar de não usar esmaltes. Caso contrário, ficará impossibilitado de realizar suas atividades.

Cuidados com a higiene pessoal são importantes, pois a área dos laboratórios deve ser uma área asséptica. Portanto, não devemos ser uma fonte de contaminação.

O uso de perfumes também deve ser considerado, pois o seu aroma pode fixar em uma formulação indevidamente.

Manipuladores com doenças infectocontagiosas ou lesões superficiais não devem permanecer na área dos laboratórios. O ideal é que sejam afastados temporariamente da atividade de produção ou, dependendo da gravidade, do serviço, mediante apresentação de atestado médico.

Por Andréa Oliveira.

Confira o Curso CPT Capacitação de Manipulador de Medicamentos

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

nadya lorena Venâncio

21 de dez de 2018

olá!!! quero esse curso, e saber tudo

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de dez de 2018

Olá Nadya Lorena,

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com mais informações sobre o curso.

Atenciosamente,

Victor Sampaio

Bernardo

13 de out de 2017

Olá. Tenho uma dúvida: posso abrir as cápsulas em casa para diminuir a dosagem assim como às vezes as pílulas são divididas ao meio? Por exemplo: diminuir de 300mg para 150mg. Outra coisa: posso reutilizar capsulas de outro medicamento que esteja na fórmula de grânulos e assim saia por completo da cápsula, ou esta cápsula está contaminada? Grato desde já.

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de out de 2017

Olá, Bernardo.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Essas informações você pode esclarecer com algum médico ou farmacêutico.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!